App da Receita Federal oferece nova opção de rascunho para declaração de imposto de renda

ReceitaiOS

A Receita Federal lançou na última semana uma nova versão do seu app para a declaração do Imposto de Renda com uma novidade interessante, a possibilidade de um rascunho para facilitar o preenchimento da declaração de 2015, sendo que com este recurso o contribuinte poderá organizar os dados ao longo do ano num documento à parte daquele que será enviado à Receita. Na ocasião do envio da declaração será possível importar as informações do rascunho, fazer a finalização e então transmitir a declaração para a Receita.

Vale lembrar que o contribuinte que fizer a opção pela novidade terá até o dia 28 de fevereiro para editar seu rascunho e importá-lo. No período da declaração , que provavelmente será de 1º de março a 30 de abril de 2015 fica liberada apenas a importação do arquivo pelo programa do Imposto de Renda. Veja mais detalhes sobre este app na descrição abaixo.

– começar o rascunho da declaração de 2015 (que deverá ser entregue de março a abril/2015)
– acompanhar o processamento de sua declaração, inclusive visualizando eventuais pendências de malha e de débitos – este serviço exige prévia habilitação do aparelho no eCAC.
– fazer a declaração do IRPF do exercício de 2013 e 2014
– consultar o Perguntão IRPF 2014 com diversas questões respondidas sobre o imposto
– consultar orientações sobre a apresentação da declaração e o preenchimento do rascunho.

Observações:
O serviço ACOMPANHAR DECLARAÇÃO substitui o serviço PAGANDO O IMPOSTO, da versão anterior do APP PESSOA FÍSICA. Para acessar o ACOMPANHAR DECLARAÇÃO é necessária a instalação do APP IRPF.
O novo serviço permite consultar não só os débitos da declaração IRPF como a situação da restituição e eventuais pendências de malha. Para acessar esse serviço no dispositivo móvel, será necessário CADASTRAR o aparelho no eCAC (Centro Virtual de Atendimento) em nossa página da internet. Os usuários poderão CADASTRAR os aparelhos acessando o eCAC com certificado digital ou com código de acesso. A opção de cadastramento do dispositivo está dentro do Extrato do Processamento da DIRPF (em declarações e demonstrativos). Uma vez cadastrado o dispositivo no eCAC o serviço deverá ser ATIVADO, no próprio aparelho.

Passos para o ACOMPANHAR DECLARAÇÃO:
1) Instale o APP IRPF
2) Acesse, preferencialmente de um computador, a página da Receita Federal na internet – www.receita.fazenda.gov.br
3) Entre no eCAC – Centro Virtual de Atendimento:
– se possuir certificado digital, basta informar a senha do token
– se não possui certificado digital, deverá criar um código de acesso
4) Dentro do eCAC, entre em Declarações e Demonstrativos
5) Acesse o Extrato do Processamento da DIRPF
6) Entre na opção para autorizar dispositivos móveis.
7) Poderão ser cadastrados diversos dispositivos móveis. Para cada um deles deverá ser informado um nome, uma palavra-chave e uma data de expiração dessa autorização.
8) Retorne no APP IRPF e entre no serviço ACOMPANHAR DECLARAÇÃO para ATIVAR o aparelho.
9) Informe o CPF.
10) Se o CPF possuir algum aparelho cadastrado (no eCAC) será solicitado o nome e a palavra-chave para ativação do serviço no aparelho.
11) Uma vez ativado, o aparelho poderá acessar as informações daquele CPF.
12) O cancelamento de autorização de acesso de um dispositivo, ou a alteração da palavra-chave, deverá ser efetuada no eCAC (no mesmo local do cadastramento do dispositivo).
13) Um dispositivo pode acessar informações de diversos CPF, desde que possua autorização de cada CPF.
14) Um CPF pode ter suas informações acessadas por diversos dispositivos (tablets e smartphones), desde que autorize diversos dispositivos.
15) Informações que podem ser consultadas: Situação das declarações entregues desde 2009, data da entrega, resultado da restituição, pendências de malha, débitos referentes ao IRPF (cotas, multas…), emissão do DARF para pagamento.

Para fazer o download basta clicar neste link para iOS ou aqui para Android.

 

Leave a Reply