Celular é a segunda plataforma em que os brasileiros mais jogam

0samsung-gamepad-e1363371398303

De acordo com uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM em conjunto com a desenvolvedora de games Sioux e a Blend New Research, empresa de pesquisa de mercado, no Brasil o PC é o equipamento mais popular para games, utilizado por 85% das pessoas que responderam a pesquisa, seguido pelo celular com 73%, consoles com 66% e tablets com 31%. “Antes era preciso um console para jogar em casa. Hoje, pode-se jogar de vários lugares”, diz o professor do curso de Game Marketing da ESPM, Guilherme Camargo.

Dos 73% que utilizam os smartphones para games, 71% o fazem online, o que mostra a importância da conexão 3G e Wi-Fi para os jogadores, sendo que os entrevistados preferem jogar em casa (71%), durante o trajeto para casa (52%) e na sala de espera (52%) e o tempo médio gasto em jogos no celular é de 2h40 por dia. A pesquisa foi realizada com 823 pessoas de 14 a 84 anos em setembro deste ano. Entre as pessoas que declararam jogar algum game eletrônico, 59% eram homens, com uma média de idade de 35 anos. As mulheres, portanto, representam 41%, com uma média de 32 anos.

Curiosamente, apesar do grande barulho nas redes sociais e internet que muitas vezes mostra uma realidade diferente, 70% utilizam celulares com sistema operacional Android, seguido de 9% com Windows Phone e apenas 6% com o iPhone. Entre os tablets 71% usava Android e 18% iPad. Outro ponto que merece destaque é o consumo dos jogos, pois o estudo revelou que 81% dos entrevistados só baixam jogos gratuitos, sendo que 53% desta turma já comprou jogos em algum momento e 86% dos que pagaram acharam que a compra valeu à pena. O preço máximo pago pelos jogos é de R$ 5, citado pela maioria (98%). Dos 81% que só baixam jogos gratuitos, 34% já pagaram por itens dentro dos jogos. “Depois que o usuário entrou no jogo, é mais fácil comprar algo, e 84% dizem que comprariam novamente”, afirma o presidente da Blend New Research, Lucas Pestalozzi.

Um estudo interessante que mostra que mostra muitos hábitos que podem ser notados com uma boa conversa com os leitores do blog e amigos. E você, joga mais no Smartphone, PC ou console?

Via Mobile Time.

Leave a Reply