Newkia: A Nokia com o Android

0zilliacus

Eu comecei este blog em 2007 com um Nokia N80 nas mãos e muita vontade de falar sobre dispositivos móveis, que já estavam na minha vida quando participava de fóruns sobre Palm OS e após algum tempo sobre Pocket PC, ou seja, nestes anos todos eu já pude ver muita empresa ganhar o mundo e depois desaparecer, e na minha opinião não será surpresa nenhuma ver isso acontecer no futuro com um iOS ou até mesmo com o Android.

O Windows Phone sem dúvida alguma ganha do Symbian na usabilidade e no visual mais moderno, sendo que desde o seu lançamento venho acompanhando de perto sua evolução comprando o Lumia 800, 900 e 920, mas na minha opinião apesar do excelente hardware da Nokia o sistema ainda fica devendo funcionalidade e o principal, a adesão dos desenvolvedores. Na minha opinião a Nokia deveria ter experimentado o lançamento de ao menos um aparelho com o sistema operacional Android antes de caminhar praticamente solitária para o lado da Microsoft, o que pelo desfecho da história com a venda da empresa não foi uma opção acertada.

Agora a notícia interessante e promissora da semana envolve um ex funcionário da Nokia chamado Thomas Zilliacus, ex-CEO da divisão asiática da companhia que anunciou a criação de uma empresa com o objetivo de reunir ex-talentos da companhia finlandesa com o divertido e provocativo nome “Newkia”.

A empresa tem sede em Singapura e surgiu no mesmo dia em que a Microsoft oficializou a compra da divisão de dispositivos e serviços da Nokia, o que na opinião de Zilliacus em entrevista à ZDNet, reflete o fracasso completo da estratégia de Stephen Elop de adotar o Windows Phone.

Thomas Zilliacus foi funcionário da Nokia por mais de 15 anos, sete deles como CEO da divisão asiática e saiu da companhia em 1993, embora tenha trabalhado para a empresa pelos três anos seguintes como consultor regional e em 2012 até tentou compra a companhia. A ideia era fazer com que a Nokia se tornasse mais uma fabricante adepta da plataforma Android, mas Zilliacus não conseguiu reunir capital suficiente para fechar o negócio (naquela época, provavelmente não seria possível adquirir a Nokia por 3,75 bilhões de euros, tal como fez a Microsoft).

Com a nova empresa Newkia, Zilliacus espera ter nas mãos uma Nokia com aparelhos com Android, o que seria uma oportunidade perfeita para corrigir o histórico de erros da Nokia. Para conseguir ser uma nova Nokia o empresário está convidando ex-funcionários da companhia para a empreitada e já possui uma equipe formada por alguns deles, com especializações que vão de design até logística de fabricação. Existe a previsão do primeiro modelo chegar ao mercado no prazo de 1 ano, e se isso realmente acontecer eu estarei na fila para comprar este primeiro modelo! Acho mais fácil eu comprar um novo Newkia do que um smartphone da Microsoft, mas de qualquer forma vamos esperar pelas novidades do proximo Windows Phone 100% Microsoft.

Se minha memória não está me traindo eu participei de uma entrevista com Zilliacus no Bossa Conference de 2009 e o sujeito era realmente muito bom, mas vou tentar encontrar alguma informação para confirmar, pois nos sites da Nokia e do InDT o evento nem existe mais. Por hora vale a pena conferir este vídeo com uma entrevista com o Zilliacus sobre a nova empresa.

Via Tecnoblog.

7 Comments

  1. Analisys 09/09/2013
  2. Wagner Ferrarezi 09/09/2013
    • Sidney Costa 09/09/2013
    • Rodrigo 10/09/2013
  3. Felipe 09/09/2013
  4. Sidney Costa 09/09/2013
  5. Celso 10/09/2013

Leave a Reply