Venda de tablets mais que triplica em 2012 no Brasil

ipad

Para quem gosta de acompanhar os números do mercado brasileiro, nesta semana foi divulgado que foram vendidos 3,1 milhões de tablets no Brasil, o que representa um crescimento de 222% em relação ao ano anterior. Segundo o Mobile Time, apesar de o aparecimento de modelos com preços mais atrativos, que tornaram o produto mais acessível, houve aumento nas vendas de todas as categorias de tablets, conforme aponta pesquisa do IT Data.

Em 2011, o preço médio de um tablet ultrapassava R$ 1 mil. No quarto trimestre do ano passado, aparelhos abaixo de R$ 500, no entanto, representaram 56% das vendas. Mesmo assim, os tablets com faixa de preço superior a este valor também registraram alta nas vendas, mostrando o grande interesse do consumidor pelo produto.

De acordo com uma pesquisa realizada com 1.140 companhias entrevistadas pela IT DataNo, a adoção dos tablets no ambiente corporativo ainda é pequena, sendo que para cada 100 computadores, havia 1,1 tablet. A mesma consultoria prevê que neste ano as vendas de tablets no país devem superar a marca de 5,1 milhões de unidades, ou 67% de aumento. “Verificamos que as pessoas que estão comprando tablets já possuem um PC. Ou seja, elas não substituíram seu computador, e sim compraram mais uma opção de um produto tecnológico que possui mais mobilidade”, completa Rodrigues. Segundo ele, a venda de notebooks, em unidades, ainda é três vezes maior que a de tablets.

Na minha opinião os tablets ainda devem demorar algum tempo para superar os notebooks, mas para uma boa parte dos usuários que costumam utilizar os computadores para tarefas mais simples e sem nenhuma grande necessidade de processamento ou aplicativos específicos a substituição poderá ocorrer em um prazo um pouco mais curto.

Leave a Reply