Experiência com o Windows Phone

0lumia920_2330131b

Depois de passar os últimos meses entre o Android e o iPhone 5 eu resolvi tirar o Nokia Lumia 900 com o sistema operacional Windows Phone 7.8 da gaveta para ver como anda o sistema e seus aplicativos e games disponíveis. Vale lembrar que vou abordar o sistema de forma simples e objetiva com foco nas minhas necessidades como usuário.

O hardware do Nokia Lumia 900 é muito bem construído e diferente dos concorrentes, o meu aparelho é o azul e conta com um visual ainda mais diferente do que normalmente encontramos no mercado, dominado pelo branco, preto. Os botões estão bem localizados na lateral do aparelho, inclusive o dedicado da câmera, que faz uma boa diferença na hora das fotos. A câmera traseira é razoável mas ainda perde para outros aparelhos com o Android ou até o iPhone, mas no geral se sai muito bem sem nenhum grande problema, assim como a câmera frontal, que está dentro da média e apresenta uma boa qualidade.

O sistema operacional é realmente muito rápido e fácil de usar, e de uma forma geral os aplicativos desenvolvidos são mais bonitos do que os encontrados em outras plataformas, desde que você goste de um bom trabalho de tipografia e uma interface mais limpa, o que sem dúvida é o meu caso!

Quanto aos aplicativos, senti falta da busca por voz do Google e Instagram que uso no Android e no iOS, além de bons games e apps desenvolvidos para música, que praticamente não existem no Windows Phone. Outros aplicativos menores mas muito úteis desenvolvidos para compras, viagens e outras funções mais específicas para o iOS e o Android também não estão presentes no sistema da Microsoft, mas de uma maneira geral a falta não chegou a incomodar.

O aparelho está atendendo bem com um bom navegador web, email, Fourquare, Whatsapp, Viber, gMaps (genérico do Google Latitude), Evernote, Facebook, Twitter, Instacam (genérico para ver, curtir e comentar fotos do Instagram), Skype, Linkedin, Skydrive, Dropbox Viewer (genérico), IMDB, Netflix, Nokia Mapas (navegação gratuita com mapas do mundo todo e orientação por voz grátis), Pinspiration (genérico do Pinterest), Runtastic, Photosynth, SoundHound, Trapster, TripAdvisor, Vevo, Weather, Wikipedia, WordPress, WordMate, Kayak, Kik, Youtube, éxcelente integração com as redes sociais e o Office. Como podemos conferir pela lista acima a maior parte dos aplicativos que são utilizados pelos usuários estão disponíveis para o Windows Phone, o que me deixa confortável para deixar o Lumia como aparelho principal sem nenhum grande problema.

É claro que sinto falta das novidades do Android e iOS que chegam ao mercado todos os dias, mas considero o meu perfil de usuário um pouco diferente da média, principalmente por conta da necessidade de publicat os meus textos no blog, mas sei que para o usuário comum este ponto não é tão importante e certamente é possível conviver com a lista de aplicativos indicada neste tranquilamente.

Ainda quero acompanhar de perto a nova versão do sistema no Lumia 920, mas por hora vou continuar com o Windows Phone, mas sempre acompanhado do iOS do iPad e algum Android para não perder a grande variedade de aplicativos e games que chegam nestes sistemas todos os dias!

 

13 Comments

  1. Adriano 15/01/2013
  2. Diego Sansana 15/01/2013
  3. Diego Sansana 15/01/2013
  4. Scheldon 15/01/2013
  5. Adriano 15/01/2013
  6. Adriano 15/01/2013
  7. Marcio Teixeira 16/01/2013
  8. Adriano Adauto 16/01/2013
  9. Adriano 17/01/2013
  10. mamedebr@gmail.com 17/01/2013
  11. Adriano 20/01/2013
  12. five 21/01/2013
    • Glauco Rodrigues 30/03/2013

Leave a Reply