Boa notícia: Android 4.2 verifica aplicativos contra malware

A loja Google Play do Android é uma verdadeira casa da mãe Joana, onde em poucos instantes e sem nenhum controle é possível publicar qualquer conteúdo sem nenhum tipo de aprovação, o que pode facilitar muito as coisas para os desenvolvedores mas também criou uma porta aberta para todo tipo de malware.

O Google anunciou que a versão 4.2 (Jelly Bean) traz um sistema de verificação de aplicativos que é capaz de identificar casos de malware e bloqueá-los.

“Agora, os dispositivos com o Android 4.2 e Google play instalado tem a opção de usar o Google como um verificador de aplicativos. Iremos verificar aplicações potencialmente prejudiciais, não importa de onde você as estiver instalando”, publicou Michael Morrissey, membro da equipe de segurança do Android.

Segundo o Google Discovery o sistema verifica instalações de aplicativos de fontes desconhecidas, desde aqueles baixadas pelo próprio usuário ou em loja de aplicativos que são controladas por terceiros. O serviço vem ativado por padrão mas não envia dados para o Google. Caso o usuário concorde em enviar os logs ao Google, o buscador esclarece que o processo coleta informações do dispositivos como páginas relacionadas ao aplicativo, ID do dispositivo, versão do sistema operacional, IP e cookies.

Será que esta novidade é suficiente para tornar o Android um pouco mais seguro? Ainda acho que é melhor sempre poder contar com o bom senso e evitar downloads de fontes desconhecidas.

4 Comments

  1. Marcio Teixeira 19/11/2012
  2. Paulo Oliveira 06/12/2012
    • rtoledo 06/12/2012
  3. oliveirapaulo 06/12/2012

Leave a Reply