Usuários não toleram erros ou falhas de sistema em aplicativos móveis

Hoje eu encontrei no IDG um post falando sobre a falta de tolerância para erros ou falhas de sistema em aplicativos móveis, que muitas vezes pode ser um fruto da pressa em produzir conteúdo na versão móvel e não perder tempo no concorrido mercado mobile.

O problema é que com a pressa aliada ao grande número de aparelhos e versões de sistemas operacionais diferentes, como acontece no caso dos sistemas operacionais Android ou  Symbian e a falta de testes nos mais variados cenários pode levar ao erro, que deixa o usuário extremamente frustrado e na maior parte do tempo abandona o aplicativo de maneira quase instantânea.

Uma recente pesquisa feita pela Apigee, uma empresa que fornece serviços baseados em API para suportar aplicativos móveis, a “The 2012 Mobile App Review”, realizada com mais de 500 usuários norte-americanos de apps móveis com idade de 18 anos revelou algumas estatísticas interessantes, sendo que 44% dos entrevistados disseram que o mau desempenho os faria excluir um aplicativo imediatamente e 18% admitiram que apagariam um aplicativo móvel se este travasse por apenas 5 segundos.

O duro é pensar que muitas vezes o aplicativo pode ser considerado o culpado quando o verdadeiro vilão pode ser a rede de dados da operadora do celular, mas atualmente os desenvolvedores precisam pensar em todos os cenários antes de colocar um novo produto nas ruas, até nos problemas que não estão dentro de seu campo de controle.

A pesquisa também revelou que a forma como o desenvolvedor do aplicativo responde pode fazer uma grande diferença na maneira que os usuários se sentem sobre um aplicativo com problemas, sendo que quase 90% disseram que a primeira coisa que irá fazê-los se sentir melhor sobre esta situação não é a correção rápida, com 46% querendo respostas pessoais e 21% mais interessados em um pedido público de desculpas.

Na última semana enfrentei um problema com um aplicativo de um grande banco que não conseguia realizar o pagamento de uma simples conta, apresentando um erro de agendamento de data de vencimento mesmo com as informações inseridas de forma correta, além do crash em várias telas, que me obrigaram a inserir várias vezes todas as minhas informações de login e senhas, criando uma péssima experiência de uso. Após enfrentar estes problemas no iPad resolvi tentar a sorte no Android e encontrei os mesmos problemas, e ao ligar para a central de atendimento encontrei uma equipe totalmente sem nenhum preparo para atender os problemas ligados aos produtos mobile e desisti do aplicativo.

Minha paciência ainda durou um pouco mais de tempo por canta da necessidade de efetuar o pagamento, mas a péssima experiência de uso certamente me afastou do aplicativo que foi deletado de todos os meus aparelhos. Realmente não é nada fácil tolerar aplicativos lançados com pressa e sem os devidos testes e o pior, sem nenhum tipo de ajuda ou suporte por parte dos desenvolvedores.

Na hora de lançar um novo aplicativo vale a pena perder um bom tempo em testes antes de colocar o produto na rua para evitar problemas e muitas vezes colocar o projeto em risco por conta de problemas que podem ser facilmente resolvidos.

2 Comments

  1. Marcos Goncalves da Silva 07/11/2012
  2. Igor 07/11/2012

Leave a Reply