Desde o ano passado venho trabalhando com música eletrônica e comprei alguns equipamentos para fazer um pequeno estúdio em casa, suficiente para pequenas produções.
Para contar o estúdio que tem como base um Macbook Pro e um controlador Axiom da M-Audio, instalei o software Logic Pro e ainda comprei a interface de áudio ONE da Apogee, a bateria eletrônica Spark da Arturia e a Maschine Mikro, além de muitos aplicativos para o iPad e um par de monitores da Edifier.
Como voltei a trabalhar fora de casa e sempre reservo o início do meu dia para os projetos pessoais como o blog e outras atividades na web, estou sentindo a necessidade de trabalhar com música novamente, mas acabei esbarrando no problema dos equipamentos.
Não posso levar o estúdio inteiro para a empresa em que trabalho, e em muitos casos vejo que apesar de adiantar um pouco as coisas com o iPad, não tenho a qualidade desejada com o tablet da Apple, deste modo, a partir desta semana vou começar a fazer algumas experiências com os equipamentos mais leves e portáteis para tentar descobrir qual é a melhor opção para trabalhar com música em qualquer hora ou local.
Como o Macbook está sempre na mochila, vou começar fazendo alguns testes com o iPad e logo após espero testar a Maschine Mikro, que deve poupar muito tempo de trabalho, ajudando a alcançar resultados muito mais profissionais com apenas um equipamento leve e fácil de transportar.
Vamos ver como as coisas ficam nesta semana, mas acredito que o kit com o Macbook Pro, a Maschine Mikro e o fone Nokia BH 905 vão ajudar a começar um bom trabalho fora de casa, levando um pequeno estúdio para dentro da mochila!
Rodrigo, quando vc vai disponibilizar algumas criações suas?
Com certeza João, só preciso aprender a usar os aparelhos para poder compor as novas músicas! Nesta semana começo a levar a Maschine no trabalho!! Um abraço!
Rodrigo, eu estou usando só aplicativos no iPod e alguns têm timbres de primeira linha, como o Sampletank. Uso a cópia-para-quem- não-tem-grana-para-comprar o Mikro, o iMaschine, o iKaossilator (irmão bem mais barato que o próprio), Animoog, Rebirth e o bom SunrizerXS. Para finalizar eu prefiro usar o computador mesmo, mas tem a alternativa do ótimo Nanostudio. Tudo isso aí fica muito mais interessante no iPad, que acha?
Oi Jorge! Tenho tudo isso no meu iPad, mas às vezes acho que ganho tempo levando a Maschine Mikro na mochila, pois posso adiantar bastante o trabalho. Vou testar um pouco mais a fundo as duas opções e escolher uma para trabalhar com uma frequência maior, no dia a dia mesmo. Um abraço!!
Pode ser uma idéia ruim, mas poderíamos pensar de criar algum blog / comunidade para trocarmos algumas criações. Por exemplo eu gosto de mixagens, um amigo meu gosta de criar as batidas e um outro de colocar voz. Às vezes nos juntamos para “trocar figurinhas” e às vezes acaba saindo algum som bem bacana. Mas é só uma idéia.
Poderia ser um grupo no Soundcloud para compartilhar as produções. O que acha? Abs!!
Eu concordo, por lá eu já solto alguns sets que faço como DJ amador.
rodrigo, tudo bem?
mais uma vez apelo aos seus conhecimentos: estou em busca de um bom software de edição de áudio para mac e como vc disse q estava trabalhando com áudio… bom, conheço o pro tools, q usava exclusivamente para restauração de áudio, na verdade, mas agora ele está indisponível (sendo usado por outra pessoa). aqui no trabalho estou trocando o pc pelo mac e preciso de um software, agora, apenas para edição. algo similar ao sound forge pra pc estaria excelente. observei o wavelab e logicpro, mas não sei se vão muito além do q preciso, isto é, se dominá-los vai tomar muito tempo já q são destinados a profissionais – engenheiros e tal. bem, estou realmente na dúvida… vc teria alguma dica? não precisa ser free e nem de baixo custo, ok? forte abraço!