Os aplicativos gratuitos com anúncios para Android também têm menos segurança

Nesta semana um dos assuntos mais comentados foi a questão do consumo da bateria dos smartphones, que seriam maior no caso de aplicativos e games gratuitos com anúncios, mas agora as coisas estão ficando um pouco piores para esta categoria, pois de acordo com uma recente pesquisa, ameaças à privacidade e segurança foram encontradas em muitos aplicativos gratuitos por conta dos anúncios que eles exibem.

De acordo com o Gizmodo, o professor assistente Dr. Xusian Jiang da Universidade do Estado da Carolina do Norte e seu time de pesquisadores examinaram 100 mil apps para Android e relataram em um paper (PDF):

“Nosso estudo descobriu até o momento um tanto de sérios riscos à privacidade e segurança em bibliotecas de anúncios dentro de apps na popular plataforma Android. (…)

Analisamos 100 bibliotecas de anúncios selecionadas a partir de uma amostragem de 100 mil apps coletados do Android Market oficial e descobrimos que mesmo em algumas das bibliotecas de anúncios mais populares e estabelecidas, existem ameaças à segurança e privacidade. Essas ameaças vão da coleta intrusiva e desnecessária de informações do usuário até a permissão à execução de códigos desconhecidos de terceiros a partir do app hóspede. Como o modelo de permissões do Android não distingue entre ações realizadas pela biblioteca de anúncios da do app hóspede, o sistema atual do Android provê poucos indicativos da existência dessas ameaças em qualquer app, o que torna necessária uma mudança  no sentido de que bibliotecas de anúncios sejam integradas aos apps hóspedes.”

No bom resumo do Ars Technica, o problema está nas bibliotecas usadas por aplicativos gratuitos do Android para exibir anúncios, que são uma ameaça à segurança e privacidade e podem ser usadas por alguém mal intencionado para burlar a segurança do Android.

Até que o Google modifique a maneira com que as bibliotecas de anúncios são integradas aos aplicativos é melhor escolher uma versão paga no lugar de uma free suportada por anúncios!!

Às vezes vale a pena gastar um pouco e ganhar mais tempo de uso com a bateria e um pouco mais de segurança!

Leave a Reply