Dicas para trabalhar com crianças em casa

Depois de passar uma vida trabalhando em empresas, desde janeiro de 2007 eu trabalho em home office, sendo que além de enfrentar todos as dificuldades comuns na carreira solo, também encontrei o desafio de trabalhar com uma criança em casa.

Minha filha atualmente tem 10 anos (11 em março!!), e desde os 5 anos ela fica meio período em casa comigo e a outra metade na escola, e para o Home Office funcionar bem, precisei desenvolver um pequeno sistema de trabalho para fazer as coisas renderem bem sem deixar de dar a atenção necessária que uma criança necessita e merece.

Para ilustrar estas pequenas mudanças vale a pena conferir esta pequena lista:

Crie um espaço dentro de sua casa para funcionar como escritório.
Use um notebook como computador principal em casa, pois pode ser muito útil ter mobilidade dentro da sua própria residência para acompanhar as crianças em tarefas de escola ou até para fazer um pouco de companhia caso você tenha um filho único.
Acorde um pouco mais cedo para aproveitar ao menos uma hora para trabalhar na mais completa tranquilidade. Este período sem telefones tocando e com as crianças dormindo vale ouro e geralmente ajuda muito a deixar o trabalho em dia.
Faça os trabalhos que necessitam de mais atenção e concentração no período em que a criança está na escola ou dormindo.
Dê atenção para o seu filho durante o dia fazendo pequenas pausas para conversar, brincar, assistir TV e ajudar nas tarefas da escola. Estas pequenas pausas não irão roubar mais tempo do que o café durante o horário de um trabalho tradicional, e ajudam muito a criança passar um bom dia sem se sentir sozinha durante o seu dia de trabalho.
Na medida do possível, procure agendar as chamadas telefônicas de trabalho para o período em que a criança está na escola.
Procure ensinar o seu filho a não interromper durante ligações ou se ouvir o som da digitação do teclado do computador. Eles aprendem rápido e tudo fica bem melhor.
Tenha horários rígidos para as refeições durante o dia de trabalho.
Mantenha uma jornada de trabalho com tempo de expediente normal mas com horário flexível.
Gaste um tempo de seu dia de trabalho para ensinar seu filho a utilizar celulares, tablets e computadores. Desde que seja usado sem exageros e com supervisão, estes equipamentos podem ser muito úteis no desenvolvimento das crianças.

Seguindo estes simples passos eu venho trabalhando muito bem em casa há 5 anos, e acredito que estas dicas são muito fáceis de serem adotadas para deixar o trabalho no home office com crianças muito melhor!

Leave a Reply