Vendas do iPhone em queda na Europa

Com o enfraquecimento da economia e a queda dos preços dos smartphones rivais, as vendas de iPhones da Apple estão em queda em toda a Europa, de acordo com os dados da empresa de pesquisa Kantar Worldpanel Comtech divulgados nesta quinta-feira.

Pelo visto a indústria de smartphones é dominada pelo Google, que tem invadido o mercado com sua plataforma Android, sendo que apesar do bom desempenho do aparelho da Apple no Reino Unido, EUA e Austrália, na França a sua quota caiu para 29% para 20% e na Alemanha de 27% para 22%, e quedas semelhantes foram vistas na Itália e na Espanha.

Enquanto a Apple cai, o Google mostra uma quota de mercado variando entre 46% e 61% em todos os países, com fabricantes de celulares como a Samsung Electronics, Sony Ericsson, LG e Motorola utilizando a plataforma Android em seus celulares.

Não tenho informações de como anda o mercado brasileiro para a Apple, mas ao visitar algumas lojas para comparar os preços do iPhone 4S com aparelhos top como o Motorola RAZR e o Samsung Galaxy S2 consegui encontrar algumas ofertas dentro de meu plano com a operadora que deixavam o celular da Apple na faixa dos 1250,00 reais contra 599,00 dos seus concorrentes! Vale lembrar que o Nokia N8 pode ser encontrado por 999,00 reais sem nenhum plano com a operadora e totalmente desbloqueado.

Considerando a evolução dos aparelhos e as possibilidades de uso de cada modelo, mesmo usando um iPhone 4 atualmente, acredito que não faz nenhum sentido pagar o dobro do preço para realizar as mesmas tarefas com aplicativos iguais ou muito semelhantes, deste modo, com o mundo em crise a Apple precisa começar a rever seus conceitos para conseguir se manter no mercado.

Via Reuters.

Leave a Reply