Para professores, jovens devem aprender etiqueta digital com os pais

De acordo com uma pesquisa realizada pela Intel nos Estados Unidos sobre a etiqueta no mundo virtual, embora 74% dos professores acreditem que com o acelerado desenvolvimento tecnológico é necessário ensinar aos jovens como se portar, 96% dos docentes entrevistados acreditam que essa tarefa cabe aos pais. Por outro lado 64% dos pais argumentam que grande parte desta responsabilidade pertence à escola e seus educadores.

Nesta pesquisa, 94% dos professores afirmaram que a tecnologia, quando usada corretamente, ajuda no aprendizado dos estudantes, mas 84% reclamou do comportamento dos alunos durante as aulas por conta das interações com dispositivos eletrônicos: o envio de mensagens de texto foi lembrado em 62% das vezes, seguido pelas ligações atendidas em sala de aula (33%) e as colas, auxiliadas por esses aparelhos (19%).

Outros pontos que merecem uma atenção especial é o fato de que apesar de que 94% dos pais reconhecem a importância de dar bons exemplos aos filhos, 95% dos jovens já os flagraram cometendo alguns deslizes como a utilização de celulares ao volante (59%), durante as refeições (46%), ou durante um filme ou concerto (24%). Metade das crianças, aliás, diz não ver problema no uso de aparelhos à mesa de jantar.

Devido ao modo como adultos se relacionam com a tecnologia, 42% dos filhos disseram que seus pais deveriam se desconectar mais quando estão em casas. De fato, 40% admitiram que passam muito tempo manuseando algum dispositivo em frente às crianças.

Na minha opinião a educação sempre deve começar em casa, mas a escola também deve fazer parte deste trabalho, complementando e esclarecendo as dúvidas das crianças e adolescentes, orientando sobre sua correta utilização. Vale lembrar que ainda existe o problema da falta de intimidade dos pais, professores e coordenadores com as novas tecnologias, o que acaba prejudicando a correta orientação dos das crianças e adolescentes.

Espero que com o tempo os pais, professores e coordenadores façam um esforço conjunto para ajudar os jovens a conhecer um pouco mais sobre a etiqueta digital!!

Via IDGNow.

 

Leave a Reply