Evento no Uruguai: New Fiesta Hach 2012

 

Na semana passada fui para Punta Del Este no Uruguai com um pequeno grupo de blogueiros para acompanhar um evento de lançamento do Fiesta Hach 2012, que ganhou um grande número de inovações tecnológicas muito interessantes para quem gosta de tecnologia.

O Ford New Fiesta Hatch 2012 é um modelo considerado de geração global que chega ao Brasil com a intenção de ser o mais moderno hatchback de cinco portas do mercado brasileiro, com um belo design e vários recursos voltados para a segurança, dirigibilidade e interatividade, esta última marcada pelo sistema Sync Ford-Microsoft com comando de voz em português. O carro ainda conta com um motor Sigma 1.6 Flex de alumínio, que possui uma boa potência e garante economia de combustível.

O carro realmente tem um design moderno e muito atraente, com um aspecto esportivo, uma grade diferente do modelo Sedan, faróis alongados, luzes dianteiras de LED e molduras cromadas no para-choque, além de linhas laterais que dão uma interessante impressão de movimento na lateral do veículo.

O painel tem uma cara de Ford, e conta com um material aparentemente emborrachado muito agradável ao toque, e controles fáceis de acessar, tanto pelo motorista quanto pelos passageiro.

Agora falando um pouco da parte tecnológica do novo Fiesta, que foi o motivo da presença dos blogueiros de tecnologia no evento, o carro vem equipado com o sistema multimídia Sync, desenvolvido pela Ford em conjunto com a Microsoft, que leva comandos de voz em português com a voz do Google, conexão Bluetooth para celular e para dispositivos USB, iPod e MP3 players, incluindo uma tela multifuncional de LCD no painel e controles de áudio na direção.

O sistema de comandos de voz ainda não é totalmente compatível com todos os celulares disponíveis no mercado, mas após uma curta curva de aprendizado das palavras usadas para cada ação, ele fica muito esperto e ajuda muito a usar o celular ou MP3 player sem precisar tirar o foco da direção, o que sem dúvida alguma é uma bela e segura vantagem!

Durante a apresentação surgiu um interessante debate sobre os motivos da Ford não ter optado por uma tela colorida para a tela LCD do painel, mas no dia seguinte durante o passeio pela cidade fui convencido de que por questões de custo e até para uma boa visualização que não desviasse muito a atenção do motorista a escolha do fundo preto com textos em laranja foi acertada.

Ainda falando de tecnologia, o New Fiesta Hatch 2012 oferece o maior nível de segurança da categoria, com seu sistema integrado com uma estrutura robusta da carroceria, com a aplicação de aço reforçado, ultra-reforçados e carbono para a proteção do habitáculo, 7 airbags, coluna de direção, pedais deformáveis e um interessante sistema de classificação do ocupante do banco do passageiro que otimiza a resposta dos dispositivos de segurança.

O carro tem ainda sistemas avançados de segurança ativa para prevenir acidentes como um controle eletrônico de estabilidade e tração, que atua junto com o ABS para manter a estabilidade em situações imprevistas como inclinação ou derrapagem em curvas, direção com assistência elétrica que ajusta automaticamente o esforço à velocidade do veículo e filtra oscilações da pista para uma condução mais confortável.

Ao dirigir o carro pude conferir o esperto e ágil motor com potência de 115 cv com etanol e 110 cv com gasolina que segundo o fabricante leva o carro à velocidade máxima de 190 km/h e em meus testes proporcionou respostas muito rápidas mesmo em grandes subidas de alguns pontos de Punta Del Este. O carro é muito confortável e silencioso, e a tecnologia embarcada ajudou a elevar ainda mais a sensação de segurança ao dirigir nas mais variadas situações.

A impressão que ficou foi a de dirigir um carro de uma categoria superior, e a tecnologia normalmente encontrada somente em veículos maiores e mais caros certamente foi muito bem vinda.  Segundo a Ford, o New Fiesta Hatch 2012 já vem completo, com uma oferta inteligente de catálogos. Traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player/MP3 com seis alto-falantes, computador de bordo e alarme.

O segundo catálogo adiciona freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TCS), assistente de partida em rampa (HLA), airbag duplo com sistema de classificação do ocupante e sistema multimídia Sync com comando de voz em português. Na versão completa, oferece 7 airbags, bancos de couro, descansa-braço, rodas de liga leve de 16 polegadas, espelhos retrovisores com luzes indicadoras e aquecedor, luzes dianteiras de LED e molduras cromadas no para-choque.

Algumas curiosidades interessantes sobre o veículo, em seu ano de estréia no Campeonato Mundial de Rali ele conquistou importantes resultados, além de vitórias no Rallycross e nos X Games, além do grande sucesso da série de vídeos Gymkhana do piloto Ken Block, que somou mais de 36 milhões de acessos no YouTube em 2010.

Após muito tempo cobrindo somente eventos de tecnologia esta é a primeira vez que participo de um evento de uma grande montadora, e posso dizer que fiquei impressionado com o cuidado, carinho e competência de toda a equipe, que desde o convite até o retorno ao Brasil foi perfeita e contou com profissionais excelentes que ajudaram muito em todos os momentos.

Este post foi um pouco mais técnico e procurei contar um pouco do que pude ver durante o evento, bem como ao dirigir o New Fiesta Hatch 2012, mas ainda vou publicar alguns novos posts contando alguns detalhes da viagem e dos equipamentos levados para fazer a cobertura do evento no Uruguai!!

5 Comments

  1. Dario 11/10/2011
  2. Marcio Teixeira 11/10/2011
  3. Douglas 11/10/2011
  4. Douglas 11/10/2011
  5. Italo 11/10/2011

Leave a Reply