Como fazer seu Home Office parecer um bom local de trabalho?

Eu sempre gostei muito de trabalhar em casa, pois em uma grande cidade como São Paulo é um privilégio poder evitar o trânsito nos horários de pico todos os dias, mas é desafiador fazer as coisas funcionarem bem em um ambiente que normalmente é usado para o descanso e lazer. Hoje eu resolvi reunir algumas pequenas dicas que fazem com que o meu Home Office funcione bem, que podem gerar uma boa conversa com trocas de informações!

Crie uma rotina

A primeira coisa que procurei fazer por aqui é criar uma rotina de trabalho que comece bem cedo e me obrigue a sair da cama e colocar uma roupa para trabalhar, e a escola da minha filha me ajudou muito neste ponto, pois preciso acordar sempre muito cedo para que ela chegue a tempo da primeira aula, e isso me obriga a deixar o conforto logo cedo todos os dias.

Quando volto para casa já estou bem disposto para um longo dia de trabalho e distante da cama e do pijama ou roupas apropriadas somente para ficar em casa, o que também ajuda muito na minha disposição. Como também preciso buscar minha filha na escola e almoçar, consigo criar uma boa rotina com horários bem definidos que me auxiliam a começar bem o meu dia e fazer pausas nas horas certas.

Algumas pausas entre as refeições para comer alguma fruta ou lanche e um horário para terminar o trabalho do dia também não são esquecidos, e ajudam a fazer uma rotina bem saudável para o trabalho em casa.

Privacidade

No meu antigo apartamento o escritório ficava em uma parte da sala, me deixando sempre no meio da bagunça, ouvindo conversas, TV e com muitas interrupções durante o dia, mas nas casa nova eu fiz uma pequena reforma e criei um espaço dentro do meu quarto após o closed para ser utilizado como Home Office. Com uma boa janela anti ruído e uma segunda mais estreita que vai do chão ao teto, tenho uma boa iluminação, ventilação e silêncio quando necessário, além de ficar em um local bem isolado do apartamento com muita privacidade e longe de interrupções.

 Boa mesa e cadeira confortável:

Uma boa mesa e uma cadeira confortável também são fundamentais para melhorar a produtividade, deste modo, vale a pena investir um pouco nos móveis, lembrando que uma mesa grande sempre pode ser mais útil e confortável para trabalhar.

Equipamentos

Como optei por trabalhar somente com um Notebook para facilitar as atualizações e reduzir o custo com a compra de aplicativos e games, fiquei com um Macbook Pro como máquina de trabalho conectada a um monitor Samsung de 24 polegadas, um Time Capsule de 1TB como roteador WiFi, um telefone sem fio e uma luminária de mesa. Pela falta de uso, acabei eliminando a impressora / multifuncional e nunca nem pensei em comprar um fax. Para as raras vezes que preciso imprimir algum documento, prefiro pagar por isso, sendo que no meu caso o custo x benefício vale a pena.

Um bom smartphone e um tablet também podem ser muito úteis para aqueles momentos em que você precisa mudar um pouco de ambiente e fazer uma leitura em outro cômodo da casa.

Organização e Backup

Uso um pequeno armário com duas ou três pastas para arquivar os documentos físicos realmente necessários, e o resto é digitalizado e salvo em formato de imagem ou PDF. Para maior segurança tenho três HD’s externos e após eliminar os arquivos de MP3, séries e filmes, venho armazenando os documentos, fotos e vídeos pessoais na internet para manter um arquivo na nuvem.

Separe a vida pessoal do trabalho

É muito importante separar a vida pessoal do trabalho, e para que isso seja possível basta utilizar linhas de telefone fixo e celular específicas para o trabalho para uso em horário comercial durante o trabalho.

Encontre com seus amigos e clientes fora de casa

Eu costumo ficar no período da tarde com minha filha pequena em casa, então sempre tenho uma boa companhia por aqui, mas para muitas pessoas pode ser muito difícil trabalhar sem nenhuma pessoa por perto, e para resolver este problema de necessidade de interação, vale a pena sair para almoçar com mais freqüência, tomar um café com os amigos e até ficar um dia por semana em algum espaço de coworking.

Esta interação pode ser muito útil para sair um pouco da rotina e gerar novos negócios e bons contatos!

Objetivos bem definidos

Você deve manter sempre uma programação de trabalho com objetivos bem definidos, que com certeza ajudarão muito a manter o foco no negócio, nos resultados e ainda deixarão a motivação pessoal sempre em alta!

Acredito que com estas dicas é possível fazer seu Home Office parecer um local de trabalho como o encontrado em uma empresa, aumentando de forma considerável a sua produtividade e resultados!

E você tem alguma dica interessante para quem trabalha em casa? Compartilhe suas ideias nos comentários!

5 Comments

  1. Tiago 22/09/2011
  2. Marcos 22/09/2011
  3. Thiago 22/09/2011
  4. Marcony 22/09/2011
  5. Aknaton 23/09/2011

Leave a Reply