Trabalhando offline

Eu dependo muito da internet para trabalhar, mas nos últimos tempos estou procurando ficar um tempo offline durante o dia para aumentar um pouco a produtividade, e posso afirmar que este tempo desconectado está ajudando muito! Depois de ler um post do Unplggd sobre o assunto eu encontrei algumas dicas que podem ser úteis para muitos usuários.

A primeira delas era um novo recurso anunciado pela Google recentemente que permite o uso de seus produtos de produtividade, incluindo Gmail, Google Docs e Google Calendar em modo offline, o que pode ajudar muito quando não temos uma boa conexão por perto. 

Para utilizar estes aplicativos em modo offline basta fazer o download das extensões oficiais do Google para seu navegador Chrome nos links dGmail , Docs e Calendar. Com estas extensões o Gmail vai funcionar como um cliente completo de email com a capacidade de pesquisa através de sua caixa de entrada, bem como a possibilidade de escrever mensagens, mas vale lembrar que sempre existirão limitações quando precisarmos executar alguma ação que depende de uma interação com a web.

Como passo uma parte da minha semana trabalhando fora de casa e nem sempre posso contar com uma boa conexão, comecei a experimentar alguns aplicativos simples para trabalhar em modo offline como o Outlook para emails, o Qumana e o Live Writer para textos do blog, o Reeder para leitura de feeds RSS, entre outros, e posso dizer que ganhei um tempo muito maior para fazer o trabalho sem as distrações e interrupções comuns do mundo online.

Não é possível ficar offline o tempo todo, ainda mais quando trabalhamos com tecnologia, redes sociais e internet, mas ao menos uma ou duas horas sem conexão podem fazer um verdadeiro milagre na sua produtividade em um dia de trabalho!

Hoje eu procuro fazer toda a pesquisa online necessária antes de sair de casa, deste modo fico mais tranquilo na hora de produzir meu trabalho e não preciso depender da internet para concluir nenhuma tarefa. Tudo bem que ainda preciso da web para fazer a publicação, mas tenho a impressão que o trabalho offline muitas vezes rende muito mais em um tempo bem menor, mas o grande desafio é conseguir ficar offline por opção e não necessidade.

Você já experimentou trabalhar sem internet uma parte do dia?

Imagem Ruinelson.

 

One Response

  1. Decoração 08/09/2011

Leave a Reply