Blog, conteúdo, opinião e internet

Ontem eu completei 8.200 posts publicados no blog, com mais de 85.650 comentários em um período de pouco mais de 4 anos de trabalho, sendo que já passei por muitos aparelhos celulares, tablets e notebooks com sistemas operacionais diferentes durante este tempo. Sempre procurei alternar meus posts entre notícias interessantes do mercado e experiências próprias, mas há algum tempo desisti de trabalhar com o conteúdo com características jornalísticas e passei a focar o máximo possível em experiências.

Durante este processo reduzi a minha leitura diária de 469 feeds RSS para 160, e meu dia ficou bem maior e mais produtivo, sendo que novas oportunidades interessantes começaram a surgir com a minha disponibilidade.

Normalmente as empresas e agências equiparam os blogs aos sites, jornais e revistas, mas na minha opinião estes veículos devem ser tratados de forma totalmente diferente, apesar de que muitos blogs gostam muito deste status de nova mídia. Salvo raras exceções, normalmente a chamada mídia tradicional e grandes sites e blogs profissionais que funcionam como empresas com muitos funcionários tem prioridade no recebimento de equipamentos para review, o que não é uma situação muito agradável, mas é a vida!

De qualquer forma, como não tenho mais nenhum compromisso com a notícia, e nenhuma pressa em publicar um grande furo de reportagem exclusivo, isso não tem a menor importância, sendo que ao fugir dos assuntos mais comentados acabo me sentindo muito melhor com o conteúdo publicado em meu blog.

Outro grande pecado dos fabricantes é inundar todos as caixas de entrada dos emails de um grande número de blogs de todo tipo e tamanho com press releases, que na maior parte do tempo são copiados e publicados na íntegra, gerando uma internet ruim e com conteúdo de baixa qualidade. Não seria mais interessante focar nas experiências destas pessoas com seus produtos e serviços?

Ainda tenho um longo caminho a seguir, mas quero manter meu trabalho direcionado em experiências, mesmo que em algumas situações as minhas avaliações e reviews sigam um rumo diferente, pois na medida do possível sempre vou preferir contar alguma história diferente por aqui no lugar de publicar longos reviews técnicos de aparelhos que já foram avaliados por 200 sites e blogs diferentes do mundo inteiro antes de chegar ao Brasil.

Viva a diversidade, e agora, mais do que nunca, vou manter o meu objetivo de falar o máximo possível de experiências e não de notícias!!

11 Comments

  1. Daniel Taiguara 30/08/2011
    • rodrigostoledo 30/08/2011
  2. Rodrigo 30/08/2011
  3. Leônidas 30/08/2011
  4. Color Mundi 30/08/2011
  5. Ygor 30/08/2011
  6. rodrigostoledo 30/08/2011
  7. Sebah 30/08/2011
  8. ANONIMO 30/08/2011
  9. revigorare 02/09/2011

Leave a Reply