Música na Internet: Teste do Sonora do Terra

Na última semana eu comecei uma busca por soluções de música na nuvem para abandonar meus velhos arquivos de MP3, muitos com 128kbps, para uma opção mais flexível e ao mesmo tempo com um grande acervo disponível e aplicativos para celulares e tablets.

O primeiro serviço testado foi o Sonora do provedor Terra, que promete uma grande quantidade de músicas, inclusive nacionais, e pacotes para ouvir músicas de forma ilimitada na internet, ouvir e baixar sem limites no PC ou celular e ainda fazer o download de 10, 25 ou 250 arquivos de MP3 sem DRM por mês com preços que começam em 9,90 reais.

Assinei o pacote de 19,90 reais que permitia o download 10 arquivos por mês além de ouvir e baixar músicas de forma ilimitada no PC ou celular, que seria interessante para levar o conteúdo para qualquer lugar mesmo sem conexão à internet. Ao testar o serviço no Mac encontrei as primeiras duas decepções, sendo a primeira a falta de compatibilidade com os computadores da Apple, pois para ouvir as músicas em modo offline é necessário utilizar um PC com Windows Media Player por conta do DRM, e a segunda, a péssima qualidade de áudio, que parecia ser de 64kbps.

Para finalizar os testes em casa fiz o download de uma música em formato MP3 sem DRM e notei uma diferença de qualidade realmente muito grande, ou seja, se você quer legalizar seu acervo de músicas o serviço do Sonora pode ser uma opção interessante.

Depois destes testes iniciais resolvi levar o Sonora para passear e instalei no iPhone e no Android para testar o serviço dentro e fora de casa, sendo que a qualidade do áudio me pareceu melhor com a opção de streaming em alta qualidade, bem como outras opções como a de fazer o download das músicas em MP3 para quem tem um bom plano de dados e a possibilidade de forçar modo offline para quem não quer correr o risco de gastar nenhum centavo com dados.

Apesar de ser recheado de opções o aplicativo me pareceu instável e travou durante a execução de músicas na tela da capa do álbum ou em uma tela preta em algumas ocasiões, sem falar que a velocidade da rede 3G influenciou negativamente na qualidade do áudio, que apresentou um som metálico nos agudos nos momentos em que a rede estava ruim. Ao passar em uma sombra da operadora de telefonia celular acabei perdendo o sinal e o aplicativo parou de funcionar e não conseguiu autenticar o usuário novamente até chegar na minha rede 3G em casa.

No final do dia acabei desistindo do Sonora e cancelei o serviço, que infelizmente não me pareceu bom o suficiente para me fazer trocar os arquivos de MP3 pela música na nuvem, o que é realmente uma pena. Quem sabe com o tempo e serviço não melhora?

 

6 Comments

  1. Alessandro Galvão 15/08/2011
    • rodrigostoledo 15/08/2011
  2. Alessandro Galvão 15/08/2011
  3. Marcio 24/08/2011
  4. Marcio 24/08/2011
  5. Tiago Cesar 27/08/2011

Leave a Reply