Dieta de Informação

Nos últimos dez dias eu mudei a maneira de trabalhar com o blog e outras atividades online para que seja possível publicar um conteúdo um pouco diferente, e ainda fazer o dia render um pouco mais. Nesta jornada eu acabei descobrindo que o maior vilão do meu dia de trabalho era o excesso de informação, que normalmente chegava pelos feeds RSS.

Com uma quantidade gigante de sites e blogs e a assinatura de seu conteúdo a um clique de distância, eu já acumulava mais de 460 feeds RSS, o que rendia uma interminável leitura diária que passava fácil dos 2000 artigos. Com tanto material para ler o dia de trabalho efetivo ficava cada vez menor, e então eu resolvi seguir parcialmente os conselhos do Timothy Ferriss, que no polêmico livro Trabalhe 4 Horas por Semana, defende ferozmente que paremos de perder tempo com notícias irrelevantes e entremos em uma dieta de informação. Com esse simples passo, teremos tempo livre para realizar todas nossas metas e ainda curtir a vida de verdade.

Eu realmente estava jogando muito tempo de trabalho fora, e neste final de semana resolvi dar um fim ao problema dando início a uma dieta radical de informação, cortando sem nenhuma pena a assinatura dos meus feeds RSS, que foram reduzidos de 469 para 174 sites e blogs.

Ao fazer este trabalho de redução de conteúdo de minhas assinaturas consegui eliminar boa parte do conteúdo duplicado ou de certa forma inútil que tinha como função roubar o precioso tempo disponível para trabalho, e os resultados já foram sentidos em pleno domingo. Com a redução drástica do material de leitura o dia ficou mais leve, tranquilo e maior, sendo que agora estou conseguindo organizar melhor as coisas e trabalhar melhor.

Em tempos que o acesso à informação é tão simples e rápido, vale muito a pena rever as prioridades e reduzir a quantidade de informação que consumimos todos os dias para que o tempo seja utilizado de forma mais inteligente e produtiva.

Agora preciso retomar antigos projetos e novas atividades para substituir o tempo livre que já voltou ao meu dia de forma notável após esta simples dieta de informação!!

6 Comments

  1. Artaud 08/08/2011
  2. Ovo Stora 08/08/2011
  3. augusto 08/08/2011
  4. Heitor 08/08/2011
  5. Cristian T. Laktin 08/08/2011

Leave a Reply