Trabalhar em casa é realmente sustentável?

O @andersoncosta, colega, jornalista e editor do Movebla levantou esta interessante questão e chamou alguns conhecidos que trabalham em casa para um debate no post. Veja:

“Nós sempre temos a impressão que o home office é uma alternativa extremamente sustentável. Afinal de contas, trabalhando em casa eliminamos o uso de carros, usamos menos papel, ocupação inteligente do espaço, etc. Mas isso é questionável, e agora com embasamento científico.
Estudo recente do Instituto de Engenharia e Tecnologia da Universidade de Newcastle (Inglaterra) constatou que há “efeitos reversos” nessas atividades. Por exemplo, trabalhar em casa aumenta o seu consumo de energia elétrica em até 30%. E também pode levar a pessoa a morar mais perto do trabalho, o que causa concentração urbana e aumenta a poluição. Os dados levaram em conta o cotidiano dos ingleses.
E você, o que acha? É mais sustentável sair de casa para trabalhar ou ficar no aconchego do lar? E o que você faz para contribuir com a sustentabilidade nesse sentido e diminuir as emissões de carbono?”

Após trabalhar durante muitos anos em empresas e bancos na Área Jurídica de contratos, comecei uma nova carreira com blogs e mídias sociais, optando por trabalhar em Home Office e gostei muito de trabalhar neste esquema.

De uma forma geral, meus custos com telefonia e energia elétrica aumentaram aproximadamente 15%, e o consumo de combustível sofreu uma redução de mais de 50%, sem contar os gastos com estacionamento e manutenção do veículo. Procuro sair de casa sempre fora dos horários de pico, e acabo ficando bem menos tempo parado no trânsito, o que também ajuda a deixar a opção do Home Office ainda mais sustentável.

Como moro perto de alguns locais como o Frans Café da Fnac Pinheiros, ainda tenho a opção de marcar pequenas reuniões neste local, ou em escritórios nas proximidades, o que deixa as coisas ainda mais fáceis. Com o Home Office a qualidade de vida também melhorou muito, e hoje tenho mais tempo para cuidar da minha filha e ficar com a minha esposa, o que é excelente.

O único problema de trabalhar em casa está na organização e separação do tempo para o trabalho, para que a rotina da casa não interfira no trabalho, mas após mais de 3 anos trabalho acho que já aprendi a acertar estes detalhes para que tudo funcione perfeitamente. Eu gosto muito de trabalhar em casa, e recomendo para todos que conseguem manter uma vida organizada, de forma com que cada hora do dia seja utilizada da forma mais produtiva possível!!

Hoje como estou passando boa parte do dia fora de casa os posts estão sendo publicados com poucas imagens para otimizar o uso da terrível bateria do Notebook HP DM3, que com muito sufoco e luminosidade da tela no mínimo o tempo todo se arrasta para pouco mais de 2:45 de uso com o WiFi ligado!!

9 Comments

  1. HERON 29/09/2010
  2. Alessandro 29/09/2010
  3. Edw 29/09/2010
  4. Fernando 30/09/2010
  5. Max 30/09/2010
  6. jef_spfc 30/09/2010
  7. Luiz Henrique 01/10/2010
  8. victor 05/11/2010
  9. Luis 27/02/2011

Leave a Reply