Root nos celulares com Android: Senhas são gravadas como texto

Nesta semana eu comentei esta notícia no twitter, e agora estou publicando também aqui no blog, pois acho que vale a pena alertar os usuários. O pessoal do Android Central descobriu que em muitos aplicativos para Android as senhas e outros dados sensíveis são armazenados em formato de texto, sendo que os desenvolvedores fazem isso por que o arquivo estaria protegido pelas permissões do sistema.

Em tese estaria tudo bem seguro, mas quando os usuários tem acesso root no aparelho, essa proteção se torna totalmente ineficaz, e outros aplicativos mal intencionados poderiam ter acesso aos dados sigilosos armazenados no celular. Vale lembrar que este problema só acontece nos aparelhos rooteados e não afeta os outros aparelhos. Se você não tem o hábito de instalar muitos aplicativos desconhecidos no seu Android, o root pode ser uma boa, mas para o caso dos usuários que gostam de experimentar muitos softwares e games diferentes todos os dias, isso pode ser um problema muito sério.

Na dúvida, ficarei sem o root no meu Android, pelo menos por enquanto, pois não acho que existe nenhum aplicativo que realmente faça o risco valer a pena.

Via Android Central, via Android Brasil.

4 Comments

  1. Anderson 21/09/2010
  2. Jose 22/09/2010
  3. Mauro Martins 22/09/2010
  4. Ovo Stora 22/09/2010

Leave a Reply