Troca de celular com defeito: A briga continua!

Uma nota muito interessante do IDG Now, que que vale muito a pena conhecer!!

"Nesta semana o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça rejeitou a proposta feita pelas empresas Nokia, Motorola, LG, Samsung e Sony Ericsson ao órgão para sistematizar o processo de troca de aparelhos defeituosos, em atendimento ao que determina o Código de Defesa do Consumidor.

Em cumprimento à notificação enviada à Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) pelo Procon-SP, solicitando esclarecimentos de como as fabricantes cumpririam a determinação expressa no CDC de que a substituição do produto, a devolução do preço ou ainda o seu abatimento, seja sempre imediata, por se tratar de produto essencial defeituoso, segundo entendimento de nota do próprio DPDC, as empresas, acompanhadas de um representante da associação, estiveram em Brasília apresentando seu posicionamento.

O Ministério afastou a proposta dos fabricantes por considerar que ela contraria o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Diz a nota do Ministério:


“Embora o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor esteja sempre aberto ao diálogo e ao recebimento de novas iniciativas dos fabricantes que sinalizem o respeito à regra prevista no CDC, entende que os consumidores devem ser respeitados e as trocas devem ocorrer imediatamente, conforme inclusive reafirmaram setores importantes do varejo e operadoras de telefonia.”

Será que ainda enfrentaremos as mesmas dificuldades para efetuar a troca de aparelhos defeituosos nas lojas das operadoras, com direito ao desrespeito dos gerentes (inclusive os Regionais) e a longos períodos de espera? Espero que finalmente a lei seja cumprida! Vamos esperar para ver!!

Em minha última visita na loja de minha operadora eu recebi um recado do Gerente Regional responsável pela loja indicando que seria a última vez que ele autorizaria uma troca de aparelho por conta de defeito no aparelho. Acho que ele terá que rever sua posição caso o aparelho apresente algum defeito nos próximos 12 meses!!

5 Comments

  1. Victor 13/08/2010
  2. Bruno Lopez 13/08/2010
  3. Rafael 13/08/2010
  4. CodeOne 14/08/2010
  5. Marcelo 17/08/2010

Leave a Reply