Celular com defeito terá que ser trocado na hora, conclui Ministério da Justiça

Hoje o Ministério da Justiça publicou uma nota técnica que determinou a troca imediata de celulares com defeito. A norma é uma resposta a uma prática de mercado, pela qual o aparelho é levado a uma assistência técnica e o consumidor espera até 30 dias pelo conserto ou pela troca.

Segundo a nota, elaborada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor daquele Ministério, o procedimento se justifica por causa do caráter essencial do serviço, e porque o aparelho se tornou um bem indispensável para o atendimento das necessidades do consumidor.

A nota determina que pessoas que compraram aparelho celular com defeito poderão procurar a loja em que o produto foi comprado (ou a operadora, se for o caso) e exigir a troca imediata. Se preferir, o consumidor poderá exigir abatimento do preço ou a devolução o valor pago, atualizado.

Eu estou realmente muito curioso para ver como esta nota técnica será aplicada, pois existem muitos aparelhos com problemas de projeto que poderão ser trocados imediatamente nas lojas em que foram comprados. O controle de qualidade terá que trabalhar muito para não deixar as lojas cheios de aparelhos defeituosos sendo trocados pelos consumidores!!

É muito bom saber que o problema não vai ficar mais na mão dos consumidores, que muitas vezes ficavam mais de um mês esperando pela troca de aparelhos comprovadamente defeituosos.

Via IDG Now.

5 Comments

  1. Flávio Portela 24/06/2010
  2. rodrigo 24/06/2010
  3. Tiago Albuquerque 25/06/2010
  4. Marco 25/06/2010
  5. Nolan 26/06/2010

Leave a Reply