Loja virtual do Android enfrenta problemas e desenvolvedores reclamam

Mesmo com os problemas na aprovação de alguns tipos de aplicativos específicos, a App Store da Apple geralmente funciona de forma adequada e sem grandes problemas para seus desenvolvedores, entretanto, na Android Market as coisas não parecem estar muito bem, conforme podemos ver no post do IDG Now.

 

O Android Market, loja virtual do sistema operacional do Google para smartphones, vem apresentando uma série de problemas que têm gerado reclamações por parte dos desenvolvedores. Entre os bugs, estão a contagem incorreta dos downloads e o desaparecimento de aplicativos do acervo da página.

No último sábado (12/6), uma série de desenvolvedores começou a se queixar sobre a contagem incorreta dos programas baixados no Android Market. Segundo eles, o número total de downloads para suas respectivas aplicações, em alguns casos, caiu na casa dos milhares.

Outro bug apresentado dava conta de que os programas começaram a sumir do acervo da loja virtual, inviabilizando sua compra. O fato levou os desenvolvedores a reclamarem no fórum Help Android Market: “Google, por favor, corrija o Android Market de uma vez por todas, ou pelo, torne-o mais resistente às instabilidades”, escreveu rgruet.

Ainda no sábado, o Google escreveu em um breve post que ele estava analisando o assunto e, no dia seguinte, muitos desenvolvedores declararam que os números estavam de volta ao normal.  No entanto, alguns deles ainda acham que a empresa deveria se comunicar melhor com seus colaboradores sobre os problemas com o Android Market.

“Este é o segundo grave problema de confiabilidade em poucas semanas e acho que podemos esperar um esforço maior no monitoramento dessas falhas e também mais cuidados na manutenção da loja virtual no futuro. Pelo menos é isso que eu espero”, declarou monsta, em um outro post no Help Android Market.

"Manter os desenvolvedores satisfeitos é importe para a Google, e a comunicação com eles é algo que deve ser melhorado," declarou o vice-presidente de pesquisas do Gartner, Leif-Olof Wallin.

Acho que estes problemas podem complicar um pouco as coisas para a Android Market, deixando os desenvolvedores ainda mais dispostos a apostarem suas fichas na App Store da Apple. Espero que as coisas melhorem no Android Market, pois é sempre bom termos fortes concorrentes no mercado de aplicativos e games para Smartphones.

Leave a Reply