Para quem acha que o Symbian está morto com o lançamento do Nokia N900 com o sistema operacional Maemo 5, a Symbian Foundation publicou as especificações técnicas do Symbian^2, que conta com alguns detalhes que tornam o sistema ainda mais interessante, como podemos ver nesta pequena lista:
- Garantida a compatibilidade com as aplicações das versões anteriores
- Foi concentrado o esforço para melhorar os serviços associados a essas aplicações
- Suporte a quatro tipos de processadores AMR (AMR9, AMR11, Cortex-A8 e Cortex-A9)
- Espaços de armazenamento remotos, com destaque para Internet
- Suporte nativo para documentos em formato XML
- Gerenciador de SQLite, o que abre as portas para aplicações mais complexas
- Interface sensível ao toque melhorada
- Melhor suporte para conteúdos dinâmicos na Home Screen e Widgets.
- Todas as variações de comunicação são suportadas
- Melhorias nos teclados sejam eles virtuais, QWERTY, numéricos, half-QWERTY e etc.
- Wi-Fi agora com todos os padrões básicos (b/g/n/e)
A lista é muito boa, e demonstra que as novas gerações de aparelhos com o sistema operacional Symbian serão realmente poderosos!! Outro ponto que merece atenção é a garantia de compatibilidade com as versões anteriores, que com certeza irá ajudar muito a manter a plataforma com muitas opções interessantes de aplicativos e games.
Para conhecer maiores detalhes visite a página oficial da Symbian Foundation clicando neste link.
Fonte: N Possibilidades.
Boa noite, Rodrigo!
Sabe dizer se o Symbian^2 será colocado como atualização em dispositivos já existentes no mercado, como o N97?
Abraço!
Oi Ghuto, ainda não encontrei nenhuma informação, mas eu arriscaria dizer que não seria possível! Um abraço!
AMR?! ARM!
:ˆ)
symbian alive!!!
É Franz!!! O Symbian ainda tem muita lenha para queimar!!! Um abraço!
O futuro promete!!
Com certeza Pablo! Vamos esperar para ver! Um abraço!
Não é perigoso falar de um sistema operacional em meio a tantos lançamentos legais e caros? Ex. Porque eu colocaria a maior grana em um N97 se em breve o OS dele estará passado?
É Thiago, o problema é que tudo está evoluindo muito rapidamente o tempo todo, e seja qual for o aparelho comprado hoje, amanhã ele já estará ultrapassado. Este é o grande problema da tecnologia! Um abraço!!!
Tiago, o tempo não pára, não tem jeito isso! Na nossa sociedade de consumo, você compra um n97 e daqui a um ano compra outro, mais de 12 meses com um telefone hoje é heresia. A Nokia ainda é coerente de manter a compatibilidade durante o processo.
O Android ainda tá em beta e lançando aparelhos top, o windows mobile está pra lançar nova versão 6.5 e não é segredo que a versão 7 é que será a revolução. Nada se mantém. []’s
Eu ouvi alguns comentários de que será possível sim instalar esta nova versão nos novos aparelhos. Mas como não passam de boatos por enquanto não dá para confiar.
Oi Alessandro, tudo bem? Só nos resta torcer!! Um abraço!
Conforme já postado aqui pelo Rodrigo, essa compatibilidade acontecerá inicialmente com o S60, mais isso irá acabar até a versão do Symbian^4 onde irá haver uma quebra de total de compatibilidade com os anteriores, isso em 2011
É verdade André Luiz, com certeza a mudança será tão radical quanto a experimentada pelo N900 e o Maemo 5. Um abraço!
Rodrigo, por que com as outras plataformas como windows mobile, iphone os, android, os proprietários conseguem atualizar o sistema operacional e com o symbian isto não é possível?
Abraços
Oi Luiz! O problema são as versões do sistema operacional customizadas para várias operadoras espalhadas pelo mundo. Isso acaba atrasando a liberação das atualizações. Um abraço!
Interessante. Quer dizer que a Nokia insistia nos processadores ARM 11 só porque o Symbiam não estava com um kernel decente para rodar em outras arquiteturas, será que é isso? Se for o caso, com todo o respeito à Nokia e à Symbiam Foundation, foi um senhor vacilo.