Ontem eu encontrei um post no excelente blog do Tiago Dória sobre um assunto que já foi abordado por aqui há algum tempo, e que vale a pena rever! Veja parte do texto:
“Saiu no Guardian Music mais uma pesquisa (em pdf) que revela algo nessa linha, feita entre jovens ingleses. Enquanto o número dos que usam sites de streaming para ouvir música cresce, os que trocam arquivos de MP3 diminui (uma queda de 16% entre janeiro de 2009 e dezembro de 2007).
Parece que enquanto parte da indústria e da imprensa especializada fica discutindo se o download de música é ilegal ou legal, o pessoal mais jovem, entre 14 e 18 anos, está em outra, usando e abusando de forma crescente dos sites de streaming.
Os preferidos são o Spotify e o YouTube, sendo que a Microsoft e a Virgin também devem lançar serviços parecidos de streaming de música em breve.
Porém, isso não quer dizer que as pessoas estejam pagando por música, já que, em sua maioria, esses sites de streaming têm versões gratuitas. Muito do apelo deles está na facilidade, é só apertar o botão de play e sair ouvindo uma música sendo que não existe o risco de pegar vírus ou ficar horas procurando por uma música para baixar na rede. Para a indústria interessa o streaming, pois pode ter mais controle sobre a forma como o seu conteúdo é distribuído.”
Eu testei a versão paga do Spofity e fiquei satisfeito com o grande acervo disponível para ouvir em streaming, sem precisar ter o arquivo no computador, e gostei de poder encontrar muita coisa diferente sem precisar entupir o meu HD com arquivos de MP3. Nem sempre é possível encontrar todas as bandas que gosto, principalmente quando os álbuns tem mais de 2 ou 3 anos, sem contar que a qualidade do áudio e integridade dos arquivos nem sempre é boa, o que acaba gerando um grande trabalho e muito tempo perdido para encontrar as coisas que eu gosto.
Atualmente eu sou um adepto da música por streaming, sendo que esta minha preferência somente foi um pouco quebrada pelo Comes With Music do Nokia 5800, que apesar de lotar meu computador de arquivos, possui uma ótima qualidade de áudio, arquivos com tags e capas dos álbuns e um grande acervo disponível totalmente gratuito. Se não fosse o conteúdo gratuito do Comes With Music acho que não faria mais downloads de músicas, pois para os momentos offline tenho os meus 9.363 que podem quebrar um bom galho, e como trabalho o dia todo conectado à internet, posso ouvir música por streaming sem problemas!!
E você, ainda faz o download de músicas pela internet?
eu acho que não tem nada a ver….
uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa…
eu penso que é necessário ter os arquivos da mesma maneira que se tem os cds…até pelo fato de jogar nos aparelhos, seja em casa, seja no carro…
streaming só pra quando tu ta trabalhando no pc..dai até acredito..
e essa % ai não sei…muita coisa pode influenciar.até o período do comparativo…
Desde a popularização do youtube devo dizer que os meus downloads cairam mais de 90% . Já tive pastas e mais pastas de músicas no meu computador e atualmente não tenho NENHUMA. Não gosto de ouvir música no celular, meu Ipod nem sei se ainda funciona (sempre odiei o Itunes) e no carro estou sempre ligado em alguma rádio. E quem anda comigo de carro sabe que se ninguém tomar a atitude de trocar o CD do som do carro eu nunca que vou me dar esse trabalho e acabo recebendo doações de CD de MP3 dos amigos ….
Rodrigo, faz tempo que acompanho o seu blog mas só agora resolvi deixar minha opnião aqui.
Só ouço música por streaming em duas situações: 1º quando quero conhecer o som de alguma banda e 2º quando quero ouvir uma música (ou uma série delas) e não faço a mínima questão de tê-las no PC pois sei que não vou ouvir mais.
De resto tento sempre baixar minhas músicas. Nunca comprei música pela internet, só agora que comprei o 5800 XM que ouço música “original”. Até então minhas discografias vem do eMule e via torrent.
Abraços!
Eu continuo baixando. Também tenho o comes with music.
Parei de baixar. porém acho um absurdo o comes with music, não poder usar as musicas, nem para toque do aparelho. A pergunta que fica no ar, e que apos um ano. será que as musicas ainda continuaram sendo validas para ser tocadas. pois toda vez que acesso celular ele verifica se existe licença para tocar no aparelho. Abraços rodrigo
Rodrigo,
Desculpe utilizar este espaço para tentar resolver um problema chato que estou tendo no Comes With Music.
Comprei um 5800 da TIM, mas depois que baixo as músicas pela Nokia Music e mando transferir para o celular, demora uma eternidade, coisa de 6hs para transferir um álbum com 30 faixas.
Alguma luz?