Assinatura de pacotes de softwares pode ser uma saída contra a pirataria

Nesta semana eu encontrei um interessante post sobre pirataria no site do Tiago Dória com uma passagem que eu gostaria de destacar:

“Neste sentido, um artigo no jornal Telegraphy lembra que a melhor forma de combater esse tipo de site é lutar com as mesmas armas – oferecer também downloads/conteúdo de graça, algo que eu já havia comentado em outro post.

Quer combater a “pirataria” para valer? Deixe os processos judiciais de lado e forneça um serviço melhor que os “piratas”, invista em uma “melhor experiência para o usuário”.

Pensando nesta questão, eu lembrei do pacote de download de músicas oferecido pela Nokia na compre do 5800 XpressMusic, que certamente deixará estes consumidores durante 12 meses totalmente distante dos arquivos ilegais. Será que não poderiam começar a promover a venda (por preços justos e honestos) de pequenos packs focados em produtividade, música, games, como acessórios para um carro, dando direito aos sonhados downloads gratuitos e ilimitados pelo prazo de 1 ano? Imagine como seria legal poder fazer todos os downloads que precisar de forma totalmente legal e sem problemas de instalação, versões, certificados ou hacks, como uma espécie de assinatura!!

Se foi feito para música, que é um mercado muito mais complicado, acredito que seja possível desenvolver algo semelhante para softwares e games, pois se o preço for razoável, com certeza o mercado irá responder de forma positiva. Será que a assinatura de pacotes de softwares pode ser uma saída dos desenvolvedores contra a pirataria? Quem sabe não aparece algo semelhante no futuro?

One Response

  1. Alexandre Neto 18/04/2009

Leave a Reply