O iPhone virou passado?

storm-vs-iphone

Hoje eu encontrei um interessante post publicado pelo Don Reisenger da CNET onde foram feitas algumas considerações a respeito do novo BlackBerry Storn, que hoje poderia ser considerado um novo iPhone Killer. Eu ainda não pude testar este novo modelo, mas pelas imagens posso dizer que acho ele realmente mais moderno e bonito do que o iPhone, mas claro que é uma questão de gosto pessoal. Todavia este novo modelo possui alguns diferenciais que podem fazer uma grande diferença, conforme o texto abaixo transcrito (traduzido e adaptado):

“O BlackBerry Storm oferece a função copy / past, o seu display conta com a funcionalidade de feedback tátil (que ao que parece é uma resposta física ao toque da tela que melhora muito o uso), pode funcionar como modem externo de forma nativa (uma grande vantagem para as empresas), permite a expansão da memória, grava vídeo e tem uma bateria removível.

Aparentemente o número de falhas encontradas no iPhone 3G superam muito as encontradas no Storn, o que poderá criar o primeiro competidos mais forte contra o iPhone no mercado Americano. Para finalizar o texto da CNET o editor comenta que o iPhone foi legal até ontem, mas hoje existe um novo aparelho no mercado capaz de superar o modelo da Apple.”

Pensando neste texto e em minha breve utilização do iPhone e iPod Touch eu percebi que apesar da grande vantagem da tela multi touch e do sistema operacional, depois da “fase da novidade” onde tudo é espetacular, o iPhone realmente é um aparelho muito limitado, e que no uso diário apesar de ganhar pontos em sua interface, perde muito em funcionalidades, sendo ainda muito amarrado à Apple. Usuários avançados ainda conseguem ter uma vida um pouco mais fácil com este modelo (ainda distante da perfeição), mas os pobres mortais (a grande maioria dos usuários) ficam com um aparelho com um hardware e software muito limitados.

Em meu Nokia E71 eu leio os meus emails, posso ler, criar e editar arquivos do Word, Excel e Power Point, tenho dicionário e tradutor, abro arquivos em Zip e PDF, uso vídeo conferência, GPS com navegação por voz, bateria removível de 1500 que dura bem mais do que 1 dia, utilizo fone de ouvido bluetooth stereo, tenho um excelente teclado QWERTY que ajuda muito na digitação e ainda posso usar o aparelho como modem, sendo que tudo isso é nativo do aparelho!! É abrir a caixa e ter tudo isso nas mãos, sem ter que fazer nenhum desbloqueio, usar programas de terceiros para permitir a liberação de funções ou seguir difíceis tutoriais.

Nesta semana eu conversei com alguns amigos que desistiram de usar o iPhone por conta destas limitações e compraram aparelhos da Nokia ou HTC, o que confirma que (pelo menos para estes usuários) um aparelho com mais funcionalidades nativas realmente faz falta!

Com estas observações fica a pergunta, onde está realmente a facilidade de uso? Será que o iPhone virou passado?

7 Comments

  1. Anderson Mancini 23/11/2008
  2. Fabio 23/11/2008
  3. Alexandre Neto 23/11/2008
  4. Alexandre Neto 23/11/2008
  5. Cap 23/11/2008
  6. Barata 24/11/2008
  7. marcelo 27/11/2008

Leave a Reply