Internet Móvel: Simplifica ou não a sua vida?

Depois de utilizar a antiga conexão Speedy 500 da Telefonica com uma velocidade baixa durante o dia todo e uma performance aceitável somente na madrugada, acabei migrando para o serviço da Vivo Zap 3G. Na época o serviço era estável e confiável, entretanto o modem da Yiso causava grandes dores de cabeça aos usuários, e quando apresentava defeito, era trocado somente após mais de 30 dias de espera. Em 12 meses de Vivo Zap 3G, dois o meu modem quebrou duas vezes, e o segundo está no fundo da minha gaveta até hoje, mesmo após a desistência do contrato.

Durante as duas quebras do modem da Yiso, eu utilizei provisoriamente o serviço de internet móvel da Claro, que na época ainda funcionava em EDGE, e que apesar da lentidão característica deste tipo de tecnologia, funcionou muito bem e nunca me deixou na mão, mesmo em outras cidades. Em dezembro do ano passado chegou a internet móvel 3G, e mesmo sabendo das prováveis dificuldades da implantação do serviço, acabei contratando um plano de 1MB com 10GB de limite de tráfego de dados, que após o término desta franquia derruba a velocidade de download para 128kbps.

Desde então as coisas nem sempre tem sido fáceis, o suporte foi realmente bom somente durante um pequeno período que recebi uma atenção especial de uma área de atendimento especial da rede 3G, e hoje não conto com nenhuma ajuda especial em minhas eventuais dificuldades.

Mas outro dia um leitor fez uma pergunta muito interessante, “mas se a conexão 3G tem tantos problemas, por que você continua com ela?

A resposta está na forma como a internet móvel simplificou a minha vida. No ano passado mudei de casa e de local de trabalho, e nunca precisei me preocupar com a contratação de um novo serviço de internet. Na estrada, em várias cidades do interior e do litoral pude contar com a minha própria conexão, que independentemente da velocidade (alguns locais somente EDGE estava disponível), a minha própria internet estava sempre lá! Lembro quando estive em Porto Seguro e durante minhas férias precisei entregar um trabalho importante e pude editar o texto e mandar via email direto de meu Smartphone em poucos minutos com minha própria conexão.

Hoje uso a internet 3G com um modem Huawei E226 ligado ao meu iMac em casa e ao MacBook fora dela, e ainda utilizo o acesso à rede com os meus celulares Nokia N95 e E61i.Quando tenho algum trabalho externo para fazer, não preciso me preocupar com a conexão à rede, pois eu só preciso levar o meu Notebook, o modem e está tudo certo!!

Estou procurando hotéis e pousadas para passar alguns dias no início do mês de dezembro, e graças à minha internet móvel não estou muito preocupado com a infra do local, pois sei que se o sinal do celular funcionar, mesmo que seja lenta, poderei contar com o minha própria solução de internet.

No meu caso, apesar dos eventuais problemas (que não são pequenos!!), a internet móvel se tornou algo indispensável, pois realmente simplifica muito a minha vida!! Na minha opinião é muito bom poder trabalhar onde bem entender, dentro e fora de casa ou na estrada sem se preocupar com a conexão à internet!

Vale lembrar que o estilo de vida de cada um está intimamente ligado ao tipo de conexão escolhido, e que no meu caso, hoje eu até poderia até contratar uma internet fixa, mas não poderia abrir mão da conexão móvel.

E você, vai de internet móvel, fixa ou as duas?

12 Comments

  1. marcilio 01/11/2008
  2. Richard 01/11/2008
  3. Rafael Abrantes 01/11/2008
  4. Kiko 01/11/2008
  5. rodrigostoledo 01/11/2008
  6. adriano 02/11/2008
  7. rodrigostoledo 02/11/2008
  8. rodrigostoledo 02/11/2008
  9. rodrigostoledo 02/11/2008
  10. rodrigostoledo 02/11/2008
  11. daniel 22/11/2008
  12. Gerson 12/04/2009

Leave a Reply