BBC começa a fazer transmissões de vídeo com o celular

Nesta semana, para a cobertura das eleições nos EUA e em seu projeto HaveYourSay a BBC passou a utilizar o Qik, serviço que permite fazer transmissões ao vivo de vídeo com o celular. A idéia é utilizar a ferramenta para colher depoimentos rápidos sobre as eleições nas ruas – o que você espera dos políticos, o que achou do debate. O uso de um celular é bem menos intimidador do que chegar com uma equipe inteira de TV.

O material bruto é transmitido ao vivo e postado no perfil da emissora no Qik, depois o conteúdo editado vai para o site da BBC. Um dos grandes empecilhos para grandes emissoras não usarem imagens feitas com o celular sempre foi a questão da qualidade de imagem, mesmo que ela fosse publicada apenas em seu site.

Pelo visto, esse preconceito está acabando até por que a qualidade das câmeras e dos vídeos feitos com o celular vem melhorando. Em julho, a Revista Variety e o portal espanhol ADN também passaram a utilizar o Qik para transmitir ao vivo entrevistas e informações direto das ruas em seu site.

Vários veículos de comunicação estão utilizando um kit com o celular Nokia N95, que produz filmes em resolução VGA com 30fps com uma excelente qualidade, além de contar com a possibiliade de transmissão de dados em alta velocidade pela rede 3G e a digitação de textos por meio teclados bluetooth, o que faz com que a produção de conteúdo seja muito mais simples e rápida.

É o bom e velho N95 sempre na batalha e com resultados muito bons!!

Excelente dica, praticamente na íntegra, do site do Tiago Dória.

One Response

  1. Fernando Lima 21/10/2008

Leave a Reply