Apple iMac 20″ – Onde está o controle de qualidade?

imac20

Quando o preço dos equipamentos é reduzido e eles começam a vender bem, geralmente a produção aumenta e o controle de qualidade cai. Eu gosto muito de comprar equipamentos da Sony e da Apple pelo fato de que a taxa de retorno por defeito destes aparelhos é de apenas 1% segundo informações de vários lojistas.

Ao comprar o meu iMac de 20″, notei que o WiFi era consideravelmente mais fraco do que o do MacBook, ao ponto de não coseguir navegar nas redes amigas próximas, mas achei que fosse uma limitação do hardware, já que o alumínio poderia atrapalhar um pouco a captação dos sinais. A tela me pareceu boa e sem o degrade tão comentado pelos usuários, e apenas notei um aquecimento um pouco grande na parte superior esquerda da máquina, mas nada muito preocupante.

Após exatos 10 dias da compra, ao ligar o iMac, o HD começou a fazer um ruído estranho na parte que apresentava um aquecimento um pouco maior do que o normal, e preocupado com o problema, entrei em contato com a loja para verificar a possibilidade de troca. Inicialmente o SAC da Fast Shop negou a troca e solicitou o envio da máquina para a assistência técnica, mas depois de uma conversa com o vendedor da loja, o Gerente autorizou a troca.

Ao voltar para casa, recuperei o backup feito no Time Machine e em pouco mais de uma hora estava com a minha todos os aplicativos e configurações de minha máquina antiga instalados de forma perfeita! Com tudo perfeitamente instalado eu comecei a maratona de testes para verificar se o novo iMac estava em perfeitas condições, e acabei notando as seguintes diferenças:

– As cores da tela estão muito melhores do que na antiga;

– O WiFi continua um pouco mais fraco do que no MacBook, mas voltou a funcionar perfeitamente com várias redes WiFi;

– O super aquecimento na parte superior esquerda do iMac desapareceu, dando lugar a uma temperatura muito mais baixa e razoável;

– O desempenho da máquina está melhor, de forma realmente notável!

Apesar de provavelmente ter sido premiado com um aparelho que fazia parte do 1% de retorno com defeito, tive muita sorte de ter comprado em uma boa loja, com um vendedor disposto a ajudar o cliente e um gerente com boa vontade para resolver o problema. Agora estou muito satisfeito com o meu iMac, que provavelmente vai me acompanhar por um bom tempo neste período de crise!!

Para terminar, fica a pergunta, será que eu fui premiado com uma máquina defeituosa ou o controle de qualidade da Apple já não é mais o mesmo?

5 Comments

  1. Popotron 11/10/2008
  2. Guilherme A. 11/10/2008
  3. Pierre 12/10/2008
  4. Paulo Braga Prado 14/10/2008
  5. Antonio Ferro 20/10/2008

Leave a Reply