Hands on: Samsung SGH-F275

061020081541

Por mais incrível que isto possa parecer para a maioria dos geeks de plantão, nem todo o mundo precisa de um Smartphone como o Nokia N95 8GB, o HTC Dual Touch ou o iPhone 3G! Existe um mercado realmente gigante de usuários que não necessitam de tantas funções nos aparelhos ou não tem tantos recursos financeiros para torrar nos caros Smartphones disponíveis. Muitos modelos também procuram atender nichos específicos como o de fotografia ou música, e para atender este tipo de consumidor, temos como um bom exemplo o Samsung SGH-F275.

061020081532

Este novo modelo é um celular Quadri-Band GPRS/EDGE focado no público que gosta de ouvir música no celular, e conta com um hardware muito leve e acabamento bom, sendo que o mesmo possui um dual slider semelhante ao existente no N95, mas com a diferença de que quando o mesmo é movimentado para a parte inferior podemos ver dois pequenos auto falantes com um volume de som e qualidade muito boas. As músicas podem ser ouvidas com qualquer fone de ouvido comum, graças a sua entrada padrão localizada na parte superior do aparelho, que ainda tem rádio FM com reconhecimento de música por RDS.

O Leitor de música do celular é compatível com os formatos MP3, WMA AAC, AAC+, e organiza facilmente a sua coletânea de músicas, de um modo comum e sem grandes novidades, e a tecla externa Wheel Key dedicada à música do MP3 player ajuda muito na operação do player. Em matéria de conectividade, este modelo conta com Bluetooth 2.0 para troca de arquivos, impressão de imagens e conexão com fone Bluetooth estéreo, além da conexão USB para sincronismo de agenda, fotos e músicas. Como podemos ver o Bluetooth do aparelho é muito mais poderoso e útil do que o encontrado no iPhone!

A câmera tem 2.0 megapixel de resolução, não tem flash, mas filma (olha o brinquedo sendo melhor do que o iPhone novamente!!), sendo muito simples e destinado somente para fotos casuais sem grande compromisso com a qualidade.

O F275 ainda conta com a maioria das funções mais comuns de alarme, agenda e mensagens encontradas na maioria dos aparelhos desta categoria e ainda é compatível com Java, o que permite a instalação de vários games e pequenos aplicativos compatíveis.

Para finalizar, o aparelho é ideal para quem precisa de um celular para utilizar para música, não quer ficar obrigatoriamente preso aos fones de ouvido (isso mesmo, quer ouvir com mais gente!) e não precisa ou não quer gastar tanto dinheiro com um Smartphone.

Prós:

  • Ótimo acabamento emborrachado na parte traseira
  • Possui auto falantes com ótimo volume e qualidade embutidos na parte superior do slider
  • A entrada para fones de ouvido comum na parte superior
  • Tem vários botões dedicados que facilitam muito a operação do player de MP3
  • O ótimo rádio FM (quebra um bom galho!)

Contras:

  • A parte frontal é feita em black piano e pode riscar com certa facilidade
  • A câmera muito simples e sem flash
  • O cartão micro SD de somente 1GB, uma miséria para um aparelho focado em música
  • O fio do fone de ouvido que vem com o aparelho é muito curto (quando usada sem a extensão para falar no celular como acessório)
  • O conector de dados poderia ser de um formato comum, como os utilizados no N95 ou nas câmeras Sony (mini USB)

Este post também foi publicado no Gizmodo Brasil.

One Response

  1. Rafaela 15/10/2008

Leave a Reply