Música: Pedra Letícia

pedraleticia

A dica musical do dia é do leitor Diego Gama, e o nome da banda é Pedra Letícia, e o som (nos comentários do Diego) parece algo entre os Mamonas Assassinas, Ultraje à Rigor ou Blitz, sendo que podemos incluir ainda algo como um Mulheres Negras ou André Abujamra nesta mistura. A música é simples e divertida, e o mais interessante foi a forma como a internet ajudou a banda a ser encontrada por uma gravadora.

Nas palavras da própria banda, onde eles explicam como as coisas aconteceram, podemos ver que, “para decifrar o mistério, basta esticar os dedos até o mouse mais próximo e entrar na rede. Lá, o Pedra Letícia é dono de um dos canais mais visitados do You Tube. A conta onde o vocalista Fabiano Cambota posta os vídeos de sua banda já contabiliza mais de 5 milhões de atualizações, de setembro de 2006 até agora. O clipe (tosco) de “Como ocê pode abandoná eu”, tem sozinho 1,5 milhão de visitas.

De clique em clique, o Pedra Letícia caiu nas graças da EMI Music e se prepara para lançar seu petardo de estréia ainda em setembro. Produzido por Marcelo Sussekind, o álbum traz as canções que os internautas conhecem, além de novidades como a participação especial de Reginaldo Rossi. A música brega, aliás, é a maior influência do trio, que cita Odair José, Sidney Magal, Luiz Caldas, Mamonas Assassinas e Balcão Mágico em  sua lista de ídolos.

O primeiro single do Pedra Letícia chama-se “Teorema de Carlão” e já está em rotação na FM O Dia, a Rádio 1 no Rio de Janeiro – e isso é só o começo. Trata-se de uma ode às “barangas”, quase sempre renegadas.

Com seu humor sarcástico e “politicamente incorreto”, o Pedra Letícia vem preencher uma lacuna na música pop. Apesar de se conhecerem há pouco mais de três anos, os músicos Fabiano Cambota e Fabiano Áquila reativaram em Goiânia uma banda da qual Cambota fora fundador, quando cursava Rádio e TV na UNESP de Bauru/SP. Era uma banda criada não para copiar o que já rolava: era preciso soar diferente.

É realmente muito interessante ver o poder que a internet tem atualmente, e a grande força que ela pode dar aos novos talentos da música, teatro, animação ou filmes independentes, e como muitas vezes é possível fazer um grande sucesso de forma totalmente independente.

Para conhecer melhor a banda visite o site http://www.pedraleticia.com.br/ e veja também no MySpace da banda as vídeo aulas de algumas músicas que são impagáveis!!

Meus agradecimentos ao Diego Gama pela dica, e espero que algum leitor mande outra indicação para ser publicada amanhã!!!

2 Comments

  1. Kanji Iwamoto Jr 24/09/2008
  2. Leo 28/09/2008

Leave a Reply