Sobrecarga em ERBs da Claro em bairros de SP e RJ afeta rede 3G

O meu amigo Luiz Cláudio Eudes passou este link do Yahoo que merece ser reproduzido na íntegra. Veja o post:

“A Claro diz ter identificado “uma pequena sobrecarga” em duas de suas Estações Radiobase (ERBs) na região do Butantã, em São Paulo, gerada pela alta utilização dos serviços de terceira geração (3G).

Segundo a empresa, os usuários da rede de dados nesta localidade “poderão encontrar eventual redução na taxa de transmissão de dados dos serviços de terceira geração em determinados horários”.

Em nota, a Claro afirma que “já está trabalhando na expansão da capacidade de sua rede 3G para melhor atender os usuários da região, cuja expansão está prevista para ser concluída até 10 de outubro”. Ainda segundo a operadora, também foi registrada sobrecarga em seu site na região da Penha, no Rio de Janeiro.

Ao ser questionado, hoje, sobre a instabilidade em sua rede de dados 3G, tendo algumas localidades de São Paulo ficado sem o serviço, o presidente da Claro, João Cox, respondeu que qualquer mudança no planejamento urbano pode afetar, temporariamente, o serviço de comunicação móvel. Por isso, observou, é preciso monitorar “constantemente” a rede. “A rede é viva: se aparece um prédio do lado, muda a transmissão. Por isso estamos sempre atentos”, observou o executivo, que convocou coletiva de imprensa para comentar o ganho de participação de mercado em agosto.”

O mais curioso foi o fato de eu ter testado o serviço em vários bairros que não estão listados como “com uma pequena sobrecarga” e não consegui navegar de forma adequada em nenhum deles. A mencionada “encontrar eventual redução na taxa de transmissão de dados dos serviços de terceira geração em determinados horários” está durando 9 dias durante o dia todo em vários pontos diferentes da cidade, e a desculpa do planejamento urbano é uma das piores que eu já ouvi.

Agora eu fico imaginando como será o início da operação com o iPhone 3G sem a rede disponível de forma adequada. Não quero nem ver como as coisas vão ficar! Espero que até lá eu já tenha minha internet à cabo instalada, e a 3G da Claro seja utilizada somente para emergências e na estrada, quando funcionar….

Fonte Luiz Claudio Eudes.

7 Comments

  1. George Campos 19/09/2008
  2. Rodrigo Candelot 19/09/2008
  3. Cassio R Eskelsen 19/09/2008
  4. Sidney 19/09/2008
  5. Flavio 19/09/2008
  6. Daniel 20/09/2008
  7. rodrigostoledo 20/09/2008

Leave a Reply