Todos precisam de uma tela touch no celular?

Por influência do iPhone, todo o mundo está achando que precisa de uma tela no celular ou smartphone para conseguir uma melhor experiência de uso e facilidade de operação do aparelho, além de um visual muito mais moderno e transições de telas muito mais legais, fluidas e bonitas. Hoje estou utilizando os seguintes aparelhos, Nokia N95, N95 8GB, E61i, N800, iPod Touch e ocasionalmente o iPhone e estou começando a criar uma visão um tanto quanto peculiar sobre a questão da facilidade de uso.

Acho que não podemos falar mal de um aparelho sem usar o mesmo por algum tempo, pois o mesmo sempre pode nos surpreender após algum tempo de uso. Claro que eu tenho que admitir que a tela touch do iPhone é muito legal de utilizar, pois proporciona uma experiência de uso visualmente muito interessante, mas apesar da larga vantagem estética, a digitação de textos no aparelho da Apple não é umas das tarefas mais agradáveis de executar. Mesmo depois de algum tempo praticando, a digitação é lenta, ruim e os erros são muito frequentes, o que acaba fazendo com que a experiência de uso perca alguns pontos importantes.

A digitação por T9 nos smartphones Nokia N95 e N95 8GB são mais difíceis, principalmente quando inserimos endereços e números no meio do texto, mas com o tempo o método “aprende” as palavras que você utiliza com maior frequência e um grande ganho em eficiência e velocidade acaba surgindo. Claro que nem todo o mundo gosta de T9, e para a maioria das pessoas inserir textos desta forma é uma verdadeira tortura. O N95 8GB ainda ganha importantes pontos pelo tamanho da tela, mas ainda não é o melhor dispositivo para a digitação de textos para a grande maioria dos usuários. Vale lembra que nestes aparelhos ainda temos a opção da utilização de teclados bluetooth, coisa que ainda não é possível no iPhone e iPod Touch.

Apesar de não ser propriamente um celular e sim um internet table, o N800 da Nokia proporcionou a melhor experiências de uso entre todos os aparelhos testados, pois a digitação dos textos pode ser feita de várias formas, seja por meio de um teclado bluetooth, por um teclado pequeno com o uso da stylus ou com um teclado grande com os dois polegares na tela. Além de reconhecer se você está utilizando a stylus ou os dedos e apresentar o teclado adequado automaticamente, o aparelho ainda faz a sugestão de palavras durante a digitação, o que melhora ainda mais o uso, aumentando ainda mais a velocidade de digitação no aparelho.

Para finalizar, temos o Nokia E61i, que apesar de não apresentar a mesma facilidade de digitação encontrada no N800, possui algumas interessantes vantagens como a possibilidade de ser utilizado como celular, o teclado QWERT em português e o seu tamanho compacto. Apesar da grande moda do iPhone / iPod Touch, temos que considerar que apesar de bonitos e funcionais, eles estão muito longe de serem bons dispositivos para a digitação de emails, mensagens SMS ou textos maiores, sendo que perdem muito  para aparelhos como a Nokia E61i e o N800, para não falar do E71.

One Response

  1. Adriano Carvalho 30/08/2008

Leave a Reply