iPhone está desprotegido por falha do novo firmware

2779972438_a305dc15a02

Nesta semana vários sites e blogs publicaram textos sobre um grave problema de segurança que foi descoberto no iPhone, que permite que qualquer usuário tenha acesso às informações contidas em um aparelho bloqueado por senha. O site Gizmodo afirmou que a falha existente no firmware 2.0.2 permite que apenas clicando no botão de chamadas de emergência, seguindo por um duplo clique no botão Home, faz com que qualquer informação armazenada no aparelho possa ser acessada.

O problema foi comentado no fórum MacRumours e por enquanto não tem solução oficial, entretanto a empresa Apple prometeu resolver esse problema em um update do firmware ainda sem previsão de lançamento. Segundo o Gizmodo, este problema pode ser contornado acessando o menu Settings e clicando em General e logo depois no botão Home. Clicando em Home ou iPod nessa tela, a função de chamada rápida será bloqueada e o botão Home levará novamente à tela inicial do portátil, que estará bloqueada. Isso protege o iPhone de acesso não-autorizado – mas o usuário perde a função de discagem de emergência, que estará bloqueada, mas certamente é um pequeno preço pela segurança de suas informações.

Apesar de estar gostando de utilizar o iPod Touch, principalmente por sua excelente experiência de utilização, acredito que este tipo de problema seja extremamente grave e não deveria acontecer em um aparelho com pretensões de ingressar no meio corporativo. Hoje muitos executivos utilizam o iPhone, e com esta falha estão deixando informações comerciais sigilosas totalmente desprotegidas, o que é um problema muito grave, e que deveria ser resolvido do dia para a noite com a maior velocidade possível.

Nestas horas parece que o hype em torno do aparelho é muito maior do que os seus problemas, que mesmo quando são de natureza grave são praticamente ignorados pelos usuários. Neste ponto eu não posso reclamar do meu Nokia N95, que conta com uma série de funcionalidades de segurança nativas extremamente fortes e competentes, além de algumas ótimas opções gratuitas ou pagas que quando bem utilizadas garantem totalmente o sigilo de todas as minhas informações.

Fonte: Mac+.

Leave a Reply