Teclados Bluetooth – Apple Wireless Keyboard x SU-8W Nokia

2722328052_136801bef912721502125_5aecd6b002

Hoje vou fazer um breve e objetivo comparativo entre os teclados bluetooth Apple Wireless Keyboard e o SU-8W da Nokia. Na verdade, um modelo não pode substituir o outro, pois apesar de exercerem a mesma função, eles devem ser utilizados em situações completamente diferentes.

O teclado bluetooth da Apple tem como principais vantagens o seu tamanho, distância entre as teclas, além de duas fileiras adicionais de teclas, o que diminui muito o número de combinações para a digitação de acentos e números. Outros pontos positivos do teclado da Apple são suas teclas dedicadas para várias funções do MacBook e a utilização de 3 pilhas AA para alimentação, que certamente devem proporcionar uma boa autonomia. O teclado é muito leve e fino, mas é muito portátil e necessita de algum case para proteção durante o transporte.

Avaliando o teclado bluetooth SU-8W da Nokia, podemos ver um aparelho feito para a estrada, pois seu tamanho reduzido e ainda dobrável faz dele um excelente companheiro para o dia a dia. As suas teclas são bem mais próximas, e como ele não tem duas fileiras inteiras de teclas, a digitação de números e a acentuação é um pouco mais lenta. Ele também possui teclas dedicadas para acessar várias funções nos celulares Symbian, o que ajuda muito em sua operação e navegação pelo sistema operacional do celular. Para poder ser transportado com maior facilidade, o teclado utiliza duas pilhas AAA, que deixam o mesmo com uma autonomia inferior. Quando dobrado o teclado fica totalmente protegido, e seu acabamento com algumas partes em metal dão um ar muito robusto ao equipamento, que não necessita de nenhum casa para proteção durante o transporte.

Ambos teclados funcionam perfeitamente no celular, no Mac e no Windows, sem a necessidade de nenhum grande trabalho para sua instalação. Basta parear o computador com o teclado e selecionar o idioma Inglês Internacional para usar o mesmo com grande facilidade e todos os caracteres especiais e acentuação com grande facilidade. Agora vamos trocar os teclados de lugar para ver como fica!!

Apple Wireless Keyboard no Celular

O teclado da Apple no celular ficou perfeito, a configuração foi simples e rápida e o único problema foi a falta das teclas de funções do Symbian, que faziam com que parte da navegação fosse feita diretamente no celular. A grande vantagem deste combo é a autonomia das pilhas (3AA contra 2 AAA)  e a velocidade de digitação, que é muito maior no teclado da Apple por conta do maior número de teclas. Vale lembrar que faltou um apoio para o celular, que precisou ser improvisado para dar uma melhor visualização durante a digitação dos textos.

Nokia SU-8W no Computador

O teclado da Nokia também não fez feio no computador, sendo que sua configuração também foi extremamente simples, sendo que os mesmos passos foram seguidos para os dois equipamentos. Seguindo a mesma linha do teclado da Apple, também fez falta as teclas de atalhos para o Mac, mas nada que inviabilizasse o seu uso. Acho que o grande problema da utilização deste teclado no computador foi a falta das duas linhas de teclas, que tornam a digitação mais lenta.

Resumindo…

O teclado da Apple possui boas vantagens como o seu tamanho e quantidade de teclas que facilitam muito a digitação e sua autonomia com mais pilhas com maior capacidade, agora avaliando a questão da portabilidade, o teclado da Nokia  com seu tamanho reduzido e dobrável é simplesmente insuperável, e com certeza foi feito para ser usado na estrada.

Em resumo, acho que cada equipamento deve permanecer em seu devido lugar, ou seja, o portátil na estrada ao lado do celular ou smartphone e o teclado da Apple em casa ou no escritório.

6 Comments

  1. gil 07/08/2008
  2. Eduardo PA 08/08/2008
  3. Mihai Cauly 17/12/2008
  4. haytham 04/01/2009
  5. Ildson 10/04/2009
  6. luisa 28/05/2010

Leave a Reply