Jornalismo móvel em tempo real

Hoje visitando o excelente Npossibilidades, encontrei um ótimo post sobre um artigo do site Jornalismo Móvel comentando sobre a utilização do Qik como uma tecnologia para transmissão de vídeos digitais ao vivo via celular com o N95, que tem sido o dispositivo mais utilizado para esta finalidade.

Segundo o artigo, “os repórteres da revista Variety estão realizando entrevistas em tempo real a partir de celulares e tecnologia Qik. É a mobilidade, ubiquidade e portabilidade presentes nas novas práticas do jornalismo potencializado por tecnologias móveis digitais e pela expansão das conexões sem fio. A banda larga 3G ou o acesso via Wi-Fi permitem acesso remoto via celular de praticamente todo lugar para a cobertura jornalística ou para entrevistas sem o aspecto invasivo causado pelas câmeras de vídeo e toda a parafernália da equipe televisiva. Veja mais sobre o assunto em Tiago Doria Weblog.

É realmente genial poder ver estas novas utilizações dos dispositivos móveis combinadas com a velocidade de transmissão de dados da tecnologia 3G, que a cada dia parece alcançar possibilidades nunca imaginadas, e com certeza o uso do N95 para transmissões de programas ao vivo é uma delas. Por estas e outras que eu gosto do bom e velho clássico!!

3 Comments

  1. Alessandro 04/08/2008
  2. Ricardo 04/08/2008
  3. Thiago 05/08/2008

Leave a Reply