Imagens grátis para utilizar em sites/blogs

fotos_usar_no_vosso_site_blog_gratis_free-480x306

Nesta semana eu pude ler um interessante post no blog PDL, que comentou sobre este artigo do Paulo Faustino no Fique-Rico, relatando um problema que havia enfrentado com direito do autor por conta do uso de uma imagem sem autorização.

Além da dor de cabeça, certamente existe os problemas legal e financeiro, que podem causar grandes prejuízos para o utilizador de conteúdo protegido pelo direito do autor. Para resolver esta questão das fotos, o PDL indicou o excelente site Stock.xchng, que possui aproximadamente 368973 fotos grátis on-line, sendo que este número aumenta diariamente. Basta fazer um pequeno registro gratuito e utilizar as imagens, que podem ser utilizadas em trabalhos pessoais, sites e etc,  sem fins comerciais (não é permitida a venda da foto). Com certeza é uma excelente dica, que deve ser seguida por todos os editores de blogs para evitar pendências judiciais.

Mas normalmente as questões relativas ao direito autoral não estão limitados à utilização indevida de imagens, é possível encontrar vários sites que colocam marcas d´água em fotos de propriedade de outras pessoas, divulgam formas de desbloqueio e fontes de conteúdo pirata ou hacker normalmente em seus sites. Claro que, apesar de não ser recomendável, isto é uma prática comum na internet, e com certeza é muito mais fácil conseguir leitores com este tipo de material do que com a produção legal, entretanto eu acredito que os sites e blogs brasileiros devem começar a se preparar para a possibilidade, cada dia mais próxima e real, da aprovação da nova lei do Azeredo, e produzirem conteúdo mais sério e relevante para conseguir manter o trabalho dentro da legalidade.

Sinceramente, não é nada fácil escrever um blog sem depender de downloads de softwares piratas, desbloqueios e formas de hackear um celular, mas o crescimento um pouco mais lento e constante obtido por esta linha de trabalho realmente faz tudo valer a pena! Apesar de ser mais difícil e não ter o apelo do produto fácil de um link para download de um software ou game pirata, eu prefiro muito mais ajudar na divulgação dos excelentes desenvolvedores e amigos brasileiros, espanhóis, portugueses, russos e de uma infinidade de outros países do que divulgar links que podem causar graves problemas com direito autoral e até processos judiciais. Vamos lá, devagar e sempre!!!

Fonte: PDL.

4 Comments

  1. VCVS 24/07/2008
  2. LUANA MENEZES DA SILVA 04/06/2011
  3. guilherme siles barduco santos 02/07/2011
  4. Igor 20/10/2014

Leave a Reply