Nokia compra Symbian

symbian

Bom, vamos primeiro para a íntegra do post publicado no Nokia Conversations nesta manhã para depois fazer um breve comentário.

“A Nokia anunciou hoje a criação da Fundação Symbian, mas o que é, exatamente, e que significa isso para o resto de nós? A Fundação tem o apoio dos principais players da indústria, incluindo Sony Ericsson, Motorola, Samsung, as redes DoCoMo e Vodafone, além da ST Microelectronics e Texas Instruments. Ao tornar o Symbain uma Plataforma totalmente open source, isso significa que qualquer pessoa pode desenvolver para ele, aí vai ser um só, unificando o sistema operacional para telefones celulares, com uma rápida inovação dos serviços e software.

Sony Ericsson, Samsung e Motorola já produzem alguns dispositivos baseados em Symbian, assim como a Nokia. Esta nova fundação irá combinar e compartilhar o conhecimento e a experiência de cada uma dessas sociedades e criar uma única plataforma de dispositivos. Como é uma fonte aberta, não só vai ser mais fácil para as empresas realizar contribuições para o desenvolvimento em curso, como também será mais fácil para os desenvolvedores de softwares criarem uma única aplicação móvel que vai estar disponível de imediato para  de milhões de usuários.

Este é um passo importante na busca de uma única plataforma móvel, sendo que o primeiro trabalho da Fundação será o de unificar a plataforma que já existe. Embora Symbian já seja uma fonte aberta, existem várias vertentes em uso por diversas empresas como a Nokia, Samsung, Sony Ericsson e Motorola. Ao unificar estas versões, as empresas serão capazes de ampliar o alcance da plataforma, torná-la mais fácil para os outros fabricantes utilizarem em novos dispositivos.”

Certamente este passo da Nokia irá ajudá-la na tentativa de conter os novos competidores como o Android do Google e o iPhone da Apple, entretanto, apesar dos players de peso nesta empreitada, será que o cansado Symbian com sua interface e funcionalidades muito semelhantes ao que era encontrado em meu antigo Nokia 6600 terá força para vencer esta briga?

Eu acredito que o sistema terá que crescer muito em pouco tempo para não acabar caindo na mesma armadilha da empresa Palm, que não conseguiu ver que seu sistema estava ficando ultrapassado e acabou ficando em uma situação muito difícil, principalmente quando comparada aos tempos de glória da plataforma.

Eu espero sinceramente que com a nova Fundação o sistema operacional Symbian realmente experimente uma evolução nunca antes vista e se torne algo novo e realmente empolgante, e de preferência que seja realmente uma grande evolução ao sistema utilizado hoje, que infelizmente ainda se parece muito com o meu velho Nokia 6600.

Fonte: Nokia Conversation / Kiko.

3 Comments

  1. Vitor Pepicon 24/06/2008
  2. Rodrigo 25/06/2008
  3. rodrigostoledo 25/06/2008

Leave a Reply