Preconceito Internacional

O excelente blog de humor Jacaré Banguela fez um post muito interessante nesta semana, e que merece ser reproduzido em sua íntegra:

“Quando a gente é barrado, ainda acham ruim:

Brasileiros são presos na Espanha por falsificação

Numa investigação chamada de “operação carioca”, a polícia espanhola prendeu nesta quarta-feira uma quadrilha de 16 brasileiros acusados de falsificar documentos europeus.

Com esta operação policial já são 12 as quadrilhas brasileiras de falsificadores desbaratadas na Espanha nos últimos 12 meses. Um balanço de 138 presos em 13 cidades.

Uma vez os países se encantavam com o Brasil. Hoje, não aturam mais o “jeitinho brasileiro”.”

Já virou uma tradição nacional reclamar da classe política brasileira, que certamente merece todas as reclamações imagináveis e uma severa punição pelos seus atos, todavia o comportamento do brasileiro médio também não é digno de ser considerado um exemplo para a nação, pois nas pequenas coisas do dia a dia as pessoas repetem em menor proporção o comportamento que condenam.

O político não pode roubar o dinheiro dos contribuintes, pois é um comportamento totalmente absurdo para a maioria dos brasileiros, entretanto pequenos delitos diários como o download de jogos, programas, filmes ou músicas pela internet são tolerados por todos. Não seria esta mais uma das facetas do jeitinho brasileiro, que ainda timidamente estamos começando a reprimir e condenar?

Eu acho que já passou da hora das pessoas começarem a repensar a conduta geral e deixar de cometer estes pequenos delitos, e adotarem uma linha mais justa e honesta, onde independentemente do valor cobrado (se é justo ou não), nós só adquirimos o que podemos comprar legalmente.

Se não toleramos mais o jeitinho brasileiro e os políticos roubando nosso dinheiro, vamos começar a agir corretamente para podermos cobrar o mesmo comportamento de toda a sociedade. Nem os pequenos crimes devem ser tolerados, para que seja possível construirmos um país decente, onde o jeitinho brasileiro não tem mais vez.

Não quero dar uma de puritano que nunca fez um download em um torrent na vida, pois não estaria falando a verdade, mas acho que devemos começar a mudar nosso comportamento nas pequenas coisas, para ganharmos uma verdadeira moral para podermos reclamar de tudo o que acontece neste país.

3 Comments

  1. Paulo 19/06/2008
  2. Angelica 19/06/2008
  3. Felipe 19/06/2008

Leave a Reply