O menos virou mais?

ipaq5555

No ano de 2003, eu já utilizava o meu iPaq 5500 com Windows Mobile com WiFi, Bluetooth, ouvia MP3, assistia vídeos em uma bela tela touch de 3,8 polegadas, com um processador Xcale de 400 MHz, contava 128MB de memória mais um slot de expansão para cartões SD, contava com um leitor de digitais para maior segurança e tinha acesso à internet. Claro que a internet dependia da conexão de meu celular Sony Ericsson T68i e era realizada via bluetooth, mas funcionava de forma muito competente.

Os anos passaram, e hoje as pessoas fazem no iPhone ou no Symbian muitas coisas que eu já fazia em 2003, e que já não são mais novidades há muito tempo para quem acompanha a evolução dos dispositivos móveis, desde o início, com os Palms, até os mais modernos equipamentos com excelentes câmeras, GPS e interface touch.

Mas há algum tempo eu venho notando algumas mudanças no comportamento dos consumidores, que hoje fazem um movimento inverso ao que existia no passado, onde todos procuravam equipamentos não só mais modernos, mas com tudo o que existia de mais evoluído e com configurações muito fortes e respeitáveis. Hoje as palavras de ordem são a portabilidade e a facilidade de uso, e isso explica o grande sucesso de equipamentos como o iPhone e o Asus Eee. No caso do iPhone, a interface e a facilidade de uso são matadoras, já no Eee, o que vale é o seu baixo custo e portabilidade.

asus_eee

Com vários aplicativos rodando via Web e o aumento da velocidade de conexão à internet móvel, a maioria dos usuários não precisa mais de um computador ou dispositivo móvel tão potente para realizar a maior parte das tarefas, logo, podemos observar um movimento para equipamentos portáteis e / ou de baixo custo.

Nesta semana eu iniciei um pequeno projeto pessoal no qual eu estou substituindo todos os meus aplicativos do Windows e do Mac por versões Web para verificar a possibilidade de trabalhar 100% com a internet. Evidentemente, quando a internet falha eu tenho que voltar aos aplicativos instalados no meu Notebook, mas nos últimos dias tenho trabalhado praticamente durante todo o tempo pela internet e a experiência tem sido excelente.

Com este experimento podemos comprovar que com um dispositivo móvel competente na navegação na internet, o usuário comum pode fazer praticamente qualquer trabalho com um equipamento com uma configuração relativamente simples. Será que estamos vivendo em um tempo onde o menos virou mais?

7 Comments

  1. agildo 03/05/2008
  2. Marcos 03/05/2008
  3. Gionei 04/05/2008
  4. Marcio 05/05/2008
  5. RCampos 08/05/2008
  6. rodrigostoledo 10/05/2008
  7. rodrigostoledo 10/05/2008

Leave a Reply