WiFi está morto. Longa vida para a Internet Móvel.

"WiFi está morto. Longa vida para a Internet Móvel." Este é o título de um interessante post publicado no blog Wired, no qual se comenta o avanço da internet móvel nos últimos tempos, que poderia levar o WiFi ao completo abandono. Neste artigo eles avaliaram a questão da internet móvel em países muito mais desenvolvidos do que o Brasil neste quesito, onde apesar dos preços dos planos de dados estarem caindo, a qualidade ainda deixa um pouco a desejar (pelo menos para o padrão deles).

Agora pensando em termos de Brasil, podemos dizer que o WiFi está à caminho da morte? Acho que ainda é um pouco cedo, apesar de que alguns fatos no decorrer dos tempos vem alterando este cenário a cada dia. O primeiro fato é a disponibilidade do serviço Wifi, pois infelizmente é muito comum chegar em algum Café e encontrar o serviço fora do ar e sem previsão de retorno. O segundo é o preço médio de um plano WiFi, que gira em torno de R$ 50,00, o que para um uso ocasional é um valor não muito justo. Para fechar o lado WiFi, temos a falta de segurança, pois nas Grandes cidades brasileiras é um risco enorne abrir um Notebook em um local público.

Por outro lado, a internet móvel de empresas como a Claro, Vivo e Tim estão avançando com grandes vantagens como a portabilidade, uma boa velocidade de conexão e a disponibilidade. Por outro lado o serviço ainda é caro e a velocidade é ainda muito instável. Entretanto, apesar dos problemas com a velocidade, eu troquei o uso do WiFi pela internet móvel sem nenhum arrependimento, pois apesar de ainda enfrentar em alguns locais um pouco de lentidão na rede, pelo menos tenho sempre minha internet disponível em qualquer lugar da cidade, no interior ou litoral, e mesmo com as grande diferenças de velocidade de conexão experimentadas em cada local de utilização, tenho sempre minha conexão disponível, por um custo mensal de 99,00.

No meu caso o WiFi realmente morreu e foi totalmente substituído pela Internet móvel da rede 3G, mas ainda acredito que com uma redução dos valores cobrados e a criação de planos ilimitados de alta velocidade iria fazer este mercado crescer muito mais, inclusive sobre a internet fixa como a Speedy, Virtua, entre outras.

Veja o post da Wired neste link.

Powered by Qumana

One Response

  1. Daniel 13/03/2008

Leave a Reply