Uma casa sem papel – É possível?

Nesta semana eu encontrei um interessante post no excelente blog Efetividade.net sobre a possibilidade de vivermos sem documentos de papel em casa atualmente.

Segundo o post, um artigo do New York Times, referenciado pelo Lifehacker na matéria “Going Paperless at Home?“, conta a história de um engenheiro do Google que está tentando eliminar os documentos em papel de sua casa. Apesar dele ainda receber documentos em papel (recibos, contas, convites), após digitalizá-los em um scanner e armazenar a cópia digitalizada em segurança, elimina os papeis e disponibiliza para reciclagem. Ele esvaziou as pastas e arquivos em papel que tinha, adotando os mesmos cuidados e alternativas. E isso não quer dizer que ele não gosta de guardar documentos velhos – ele tem até as contas de telefone de 1983. Mas elas estão digitalizadas, e não ocupam espaço físico.

Segundo a matéria do NYT, empresas como a HP, Fujitsu e Canon já estão desenvolvendo e até comercializando produtos pensando no mercado formado pelos interessados na “casa sem papel”. Claro que há uma alternativa melhor: nem mesmo produzir o documento em papel, fazendo-o circular digitalmente do começo ao fim de seu trâmite. Isso já acontece para algumas contas e até documentos governamentais, e deve ser uma alternativa cada vez mais comum.

Aqui em casa eu já adotei a prática de digitalizar as minhas contas, que normalmente são pagas pela internet, e a redução da quantidade de papel armazenado foi realmente muito grande. Entretanto, por conta da falta de tempo, sempre guardo dois ou três meses antes de digitalizar os documentos, mas quando elimino a papelada me sinto muito bem e mais organizado, já que salvo as contas em pastas bem organizadas em meu HD externo e em um DVD. Agora, além de ter me livrado da papelada, encontro tudo o que preciso com uma velocidade muito maior! No trabalho, como executo quase que 100% de minhas atividades pela internet, só tenho o costume de guardar as cópias físicas dos contratos de prestação de serviços assinados pelos clientes e documentos fiscais, sendo que todo o resto é digitalizado.

Claro que não é possível eliminar todos os documentos, mas certamente as contas e os documentos elaborados para os clientes já irão fazer uma boa diferença em seu arquivo, sendo um bom começo!

Repetindo as perguntas do Efetividade.net, você está reduzindo os papéis na sua casa? Acredita que seria possível se livrar deles desde já?

Powered by Qumana

3 Comments

  1. Lilith 02/03/2008
  2. gustavo 03/03/2008
  3. Karina Carvalho 24/06/2015

Leave a Reply