Enfim a rede 3G da Claro está disponível para o público!
A empresa Claro anunciou ontem o início da prestação dos serviços da rede 3G na frequência de 850 MHz. O serviço está disponível a partir de hoje para clientes do Distrito Federal e das regiões metropolitanas de Recife (PE) e Fortaleza (CE). Na região metropolitana de Porto Alegre, os serviços estarão disponíveis a partir de 20 de novembro e em São Paulo e Rio de Janeiro no início de dezembro.
O presidente da empresa anunciou que inicialmente cinco aparelhos estarão disponíveis para venda nas regiões de cobertura do novo serviço, sendo eles, o Nokia 6120, Nokia N95 (acredito que seja a versão americana), LG MU500, Sam A706 e o Palm Treo 750. Também estarão disponíveis para compra a placa PCMCIA E660A da Huawei, para notebooks e o modem USB Giant D301, para notebooks e desktops.
Foi informado ainda que assim que a Anatel lançar o serviço para 2.100 MHz, a empresa também deverá oferecer serviços nessa frequência. “A idéia é que quando o leilão acontecer, nos não somente ofereçamos essa frequência para as regiões que ainda não têm o 3G, mas também para as regiões que já estão sendo cobertas hoje”, afirma o presidente.
Apesar disso, dos aparelhos disponíveis para venda apenas dois modelos são habilitados para tri-band (850 MHz, 1.900 MHz e 2.100 MHz ) e podem se adequar a 2.100 MHz. São eles: o Nokia 3550, o Nokia 3120 e o Palm Treo 750. Os assinantes que adquirirem outro modelo, terão a cobertura GSM nas localidades em a frequência for de 2.100 MHz, o que significa uma perda de serviços em determinados locais.
Quem quiser acessar a banda larga pelo celular utilizando a rede 3G poderá escolher pelos pagamento avulso de 6 reais por megabyte (Mb), ou optar pelo plano de 10 MB (19,90 reais), de 40 MB (39,90 reais), de 100 MB (49,90), 500 MB (79,90 reais) e 2GB (99 reais). Para usar o serviço de vídeo chamada da Claro o cliente paga R$ 0,60 por minuto ou tem direito a uma quantidade específica de minutos de acordo com o plano 3G contratado. O serviço Idéias TV da Claro, que disponibilizará programas em português e inglês custa R$0,20.
Para utilizar o serviço em Notebooks ou desktops o cliente Claro deverá adquirir um minimodem USB 3G que pode ser conectado a qualquer tipo de computador, ou uma placa 3G para notebooks, ou mesmo um telefone como modem. Os planos oferecidos inicialmente são de uso ilimitado e custam 99,90 reais por mês para a velocidade de 1 Mbps e 69,90 para a velocidade 500 Kbps.
A operadora também anunciou os preços dos pacotes 3G que incluem serviços diferenciados. O plano 3G 80, por exemplo, é o mais barato e custa 79,90 reais mensais. Com este pacote o cliente tem direito a 70 minutos locais, 10 MB inclusos, 10 minutos de vídeo chamadas, 10 minutos de acesso ao Idéia TV, além de 30 e SMS e 30 MMS. O plano mais caro é o 3G 900 que custa 323,90 reais e oferece 750 minutos locais, 150 MB inclusos, 150 minutos de vídeo chamadas, 150 minutos de acesso ao Idéias Claro, além de 200 SMS e 200 MMS.
Agora fica uma dúvida, devemos esperar o lançamento da rede 3G na frequência 2100MHz ou buscar um aparelho compatível com a rede de 850MHz como o N95 Americano?
Não vejo a hora de ver este serviço funcionando, e quero ver como a Vivo vai tratar os seus clientes após este lançamento da Claro. Quem não melhorar o serviço e o atendimento certamente vai perder clientes.
Fontes: http://conversadigital.blogspot.com/, do meu amigo Renato, http://www.oficinadanet.com.br/noticias_web/1074/claro_anuncia_servicos_3g, http://www.dicasdecompra.com.br/claro-lanca-3g-ilimitado-por-6990/.
Olá amigo Rodrigo, te mandei uma mensagem no msn, mas pelo visto vc não tem entrado mais né….
Gostaria de saber mais sobre esse plano que vc tem da Claro de 20 GB de dados.
Agradeço demais sua resposta!
Quem tem o N95 europeu não vai poder utilizar o 3G no Brasil?
PARABÉNS PELO BLOG!
Rodrigo,
Gostaria de dar os parabens pelo Blog.
Muito bom mesmo.
A alguns dias atras voce postou sobre o Rotate Me.
Tentei fazer o processo de Sign de varias maneiras, utilizando varios tutoriais a respeito, porem nao consegui, voce poderia me ajudar, por favor?
Meu Imei segue abaixo:
00000000000000000000 (alterado para sua segurança).
Grato
Poutz … essa história de não funcionar nos nossos N95 até hj não obtive resposta tb. ja pesquise na comunidade do orkut e tudo … mas cada um fala uma coisa.
Como ficaremos?
Sobre o rotateme, tb não consegui me registrar, usei vários emails, mas não recebi a senha. Peço socorro. Não vejo a hora de ter o rotateme e o nokmote instalados. Obrigado
Vendo que foi homologado pela anatel, e vendido pelas operadoras, caso não haja compatibilidade com a frequência 3G do n95 europeu, provavelmente irei buscar algum meio de trocar o aparelho para ter acesso ao 3G pois a operadora tem que ter um planejamento para não deixar na mão clientes que pagaram caro pelo aparelho buscando poder usar o 3G.
A 3G da Claro e Vivo, que usam a frequência 850, não vai funcionar no N95-1, mas dia 18/12/07, será leiloado a frequência 2.100, aí sim funcionará o N95-1 e também o N95-8GB, mas não se preocupem que logo logo, as operadoras adotarão a frequência 2.100, afinal, existem pouquíssimos aparelhos que usam 850. É só aguardar.
No site da Claro mostra o N95 versão americana e o nosso.
Quem comprou qualquer aparelho 3G europeu (incluindo as primeiras versões do N95, N73, N62, …) se deu mal… quem pretende usar a rede 3G da operadora vai ter que trocar por um aparelho 3G americano.
O 3G da Claro (com exceção da Bahia, Sergipe, Paraná e Santa Catarina) está sendo implantado na faixa de frequência americana (850), pois a empresa já possuia licença para operar nesta faixa, pois esta era utilizada para a rede TDMA, que está sendo descontinuada.
A confusão ocorreu porque a empresa que utiliza a faixa do GSM europeu em todos os estados onde atua, já estava comercializando aparelhos 3G europeus a pelo menos 1 ano, o primeiro lançado no mercado senão me falhe a memória foi o N80. Todos estes aparelhos só funcionaram na redes GPRS/EDGE.
Não existe um comprometimento de nenhuma operadora com as faixas de 2100, provavelmente a Vivo deve comprar licença em 1900 ou 210 pois eles não tem como implantar o 3G (UMTS/HSDPA) na sua rede que já está saturado com redes analógicas, TDMA, CDMA, EVdo e GSM… (talvez isso explique a péssima qualidade do serviço nos últimos meses).
Onde a Claro e a TIM tem licença de 850, ou seja, ondes as operadoras são banda B (tem rede TDMA), em principio, não seria necessirio adquirir licença de 2100. A aposta é que no futuro próximo os terminais 3G sejam triband ou seja 850, 1900, 2100. Assim como aconteceu com os terminais GSM, hoje quase todos os GSM top são quadband 850, 900, 1800, 1900.
Resumindo, quem foi apressado e comprou o N95 comeu cru. E vai ter que trocar de aparelho.
CARO VINÃCIOS ACHO QUE ESTAS ENGANADO!!!
O N95 COMERCIALIZADO PELA CLARO JÁ POSSUI CAPACIDADE 3G PARA AMBAS TECNOLOGIAS
WCDMA HSDPA 2100 MHz com pacotes de dados e de voz simultâneos (vel. Máx. de PS DL/UL= 3.6Mbps/384kbps, vel. Máx. de CS 64kbps)
WCDMA HSDPA 850/1900 MHz com pacotes de dados e de voz simultâneos (vel. Máx. de PS DL/UL= 3.6Mbps/384kbps, vel. Máx. de CS 64kbps)
PORTANTO SÓ PODEMOS DIZER ALELUIA ALELUIA O BRASIL ESTÁ SAINDO DA PENÚRIA HEHEHEHHEE
Nossa…
Será mesmo?? Isso tudo que o colega assima escreveu?
Quem comprou o N95(Europeu) se deu mal???
Rodrigo, please!!!
Vc teria alguma informação para dar aos seus leitores??
Estamos no aguardo.
Abraços
Outra dúvida…
Vai ter que fazer “outro” plano de linha/dados??
Hoje tenho plano (linha pós + pacote de dados)
Isso não vale para acesso ao 3G??
E a velocidade, melhorou??
Olá Rodrigo,
No meu manual, N95 comprado na Claro, diz que faz conexão em GSM e UMTS ( 3G? ), e no aparelho tem opção de fazer por GSM, por UMTS ou ambos.
Na atualização de firmware, que fiz ontem, apareceu referência a BB5 com idioma português BR.
Coloquei na opção UMTS, apareceu na tela o 3G, mas sem sinal.
Daqui a pouco vai ser show usar meus suportes de carro e mesa para chamada de video.
Um abraço
Fala Rodrigo, ainda ao consegui te colocar no msn, tenta de novo, ou me envia pr email o seu para que eu possa cadastrar ?
e me tira uma duvida, o Bom e Velho N80, tambem tem capacidade de rodar em 3g na claro ?
Fiquei com vontade de por a prova o que falta testar nesse aparelho que é a conferencia com video 🙂
Abraços e Bom feriado pra vc
Nem em sonho eu compraria um celular que opera em 850mhz. A claro só fez esse lançamento para sair na frente nessa “corrida”. Assim que saírem os leilões de 2100, aí sim dá pra se pensar. E esses preços da Claro me fazem rir, além disso eu me pergunto? A video-conferencia vai ser usada pra algo além de se aparecer pros amigos?
Era justamente esse o meu dilema no comentário que fiz no post “O Nokia N95 ‘clássico’ é melhor do que o N95 8GB?”. Eu sabia que a Claro acabaria usando os 850MHz pra fazer essa sacanagem e deixar muitos com água-na-boca, impossibilitados de utilizar-se desta tecnologia.
Quanto à conclusão daquele comentário, escolhi mesmo o N82 como meu novo aparelho e não volto atrás. Pra ficar perfeito, só faltou infra-vermelho pra usar o Psiloc Total irRemote (só serve pra isso essa bosta de IR!). Nisso dá pena me desfazer do meu N93…
Agora… será que eu vou me dar mal se importar um Nokia N82 europeu, que opera 3G somente em 2100MHz? Será que haverá alguma operadora que vai cobrir a minha região (RJ) com 3G nessa freqüência?
Será que a Claro será obrigada a operar também em 2100MHz? Pois, como citaram, ela mesma vendeu vários aparelhos no Brasil prontos para UMTS/HSDPA nesta freqüência…
Parabéns pelo blog. Cada dia mais interessante!!!
Outra coisa… Pra usar 3G, a gente vai precisar trocar de chip? Teremos que usar (U)SIM cards? Ou esse mesmo que utilizamos serve?
Gustavo…
Eu admito o erro
Essa é a especificação no site da Nokia… o N95 tem que funcionar, e o N73 eu errei pos ele nem é UMTS…
# WCDMA HSDPA 2100 MHz com pacotes de dados e de voz simultâneos (vel. Máx. de PS DL/UL= 3.6Mbps/384kbps, vel. Máx. de CS 64kbps)
# WCDMA HSDPA 850/1900 MHz com pacotes de dados e de voz simultâneos (vel. Máx. de PS DL/UL= 3.6Mbps/384kbps, vel. Máx. de CS 64kbps)
Teoricamente tem que funcionar…
Mas e o E65 que é só 2100… O que os caras que compraram este aparelho devem fazer?
* Banda quádrupla: EGSM 850/900/1800/1900
* WCDMA 2100
* WLAN67 integrada (padrões IEEE 802.11g e 802.11b)
No site da Nokia diz que ele é só WCDMA 2100.
Essa história do 3G 850 Mhz da Claro é só pra testar a estrutura da sua tecnologia, porque legalmente a licença 3G ainda não foi leiloada.
Ela está apenas aproveitando as suas redes TDMA de 850MHz. E isso não dá para fazer em todo o Brasil, portanto, ela vai ter que implementar uma rede UMTS em 2.100Mhz quando for leiloada a banda.
Não esqueçam que a rede UMTS/GSM é européia, portanto, será o padrão europeu o adotado aqui.
Ninguém precisa correr pra trocar seus aparelhos.
Aliás, para funcionar no UMTS tem que trocar o chip, pois existe um chip próprio para essas redes. Não basta colocar a busca de redes 3G e ficar com o chip comum do GSM.
OK VIVNICIUS!!!
NA TECNOLOGIA TUDO DEVE FUNCIONAR NA TEORIA HEHEHHEE
ESTOU TENDO A OPORTUNIDADE DE VER QUE AQUI NA EUROPA, POIS JÁ SOU DETENTOR DE UM N95 BLACK, TUDO FUNCIONA A MIL MARAVILHAS!!
E CREIO QUE NO BRASIL AS TELECOMUNICAÇÕES É UMA DENTRE AS POUCAS ÁREAS QUE FUNCIONAM BEM CREIO QUE TUDO ESTARÁ EM PONTO DE BALA!!! E É ISSO MESMO O N95 JÁ É TRIBAND
ABRAÇO
Otimo Gustavo… que boa noticia… vamos aguardar os novos triband WCDMA da Nokia.
Alan,
A Vivo já prove serviços 3G com a tecnologia EVdo na faixa de 850 há mais de 2 anos, e por isso a ANATEL não pode fazer nada a respeito do serviço da Claro, pois ela ja tem a frequencia e esta implantado novos equipamentos para usar o espaço que já está autorizado.
A tecnologia foi criada na Europa onde opera em 2100, mas mos Estados Unidos o WCDMA (UMTS e HSDPA) já foi impantados pela operadora AT&T em 850.
Nas regioes onde a Claro não tem licenca para 850 ela deve operar em 2100, mas veja o que o Gustavo dissem os novos terminais funcionam nas 2 redes. Portanto as operadoras que tem licença em 850 nao vao precisar comprar a banda de 2100… por sinal nem teria porque mesmo, já que o 850 tem vantagens em relacao a cobertura…
Mas acho que a Vivo teria problemas, pois eles tem 4 tecnologias na frequencia de 850 e nao teriam espaco para implantar a rede 3G, eles sim vao precisar comprar licenca na faixa de 1900 ou 2100… e por este motivo vao ter que gastar masi grana para garantir a cobertura.
Na real nao sei se tem que trocar o chip, mas mesmo que isso seja necessário qual o problema? Voce pode trocar o chip e manter o numero, basta fazer uma migracao de plano. No big deal…
Boa noite Osny! Também concordo com você. Acho melhor esperar a rede 3G em 2100.Agora os preços de todas as operadoras para planos de dados estão totalmente fora, e o pior são os limites de dados. Acho que o negócio é esperar mais um pouco para ver o que vai dar.Abraço!
Grande Oceander, tudo bem? Estou meio sumido pq a correria está grande! O plano da Claro que estou usando de 20 GB não está mais sendo comercializado. Hoje o maior plano é o de 2 GB, mas parece que teremos planos novos para quem usar placas no computador para a rede 3G da Claro. O negócio é esperar!! Abraço!!
Boa noite joaoqueiroga! Não vai ser possível utilizar neste primeiro momento, mas acredito que em breve esta frequência estará disponível. Acho legal esperar um pouco. Abraço! Obrigado por ler o blog!
eu li em algum lugar que os planos serão limitados: 500k => 5GB e 1M => 10GB.
colaria o link, se já nao tivesse fechado a “tab”
abraços e boa noite
Bom dia Michael! Deixa que eu faço para você e temando até segunda. Grande abraço e obrigado por ler o blog!
Bom dia Ricardo Dantas! Acho que é uma questão de tempo, e acho que não deve demorar. Eu acho que agora não vale a pena comprar um aparelho que opere em 850, até pq nem sabemos como a rede vai se comportar inicialmente. Apesar de ser muito duro, temos que ter paciência. Grande Abraço!
Bom dia robertson! Mande um email para o meu endereço que está na página About do blog que eu assino para você. Abraço!
Bom dia Felipe! Pelo menos um bom desconto já seria uma boa, não é? Abraço!
Bom dia Nilson! Concordo com você, é só esperar um pouco que deve sair a 3G em 2100. Abraço!
Pessoal,
A claro montou o site: http://www.tresg.com.br/ pra promover o seu 3G e nele diz em aparelhos que o N95 é compativel.
Dúvida esclarecida!
abs
Como uns postaram ai, a Claro vai funcionar 1ª em 850 pois ela tem em poucos locais no Brasil e para o Natal 2007 sair na frente das outras operadoras em inovação de serviços, como um promotor da Claro me diz vão operar +- em maio, em 2100 por que ele ficariam sem aparelhos 3g, difertificados , eu tb fiquei triste incialmeente com N81-8gb porque ele e 2100-e quadriband depois disso fiquei feliz….
Você sabe dizer se o K850i e Z750i são UTMS tribanda? Sei que são GSM quadribanda. No manual dos aparelhos, baixados no site da SE, consta UMTS 2100 em ambos; porém quem vende no ML ou eBay afirma que são UMTS 850 / 1900 / 2100. E o suporte da SE no Brasil não sabe de nada porque ainda não chegou “oficialmente”.
Denis e Gustavo,
Acabei de sair de uma loja da Claro e eles me confirmaram que os aparelhos N95 comercializados até agora funcionam apenas nas redes 2100, portanto eles não vão funcionar na rede 3G 850 que foi implantada agora.
Eles me disseram também que o N95 dual band 3G vai ser comercializado apenas em dezembro. E quem comprou o modelo 2100 vai ter que trocar de aparelho.
Apenas para elucidar alguns pontos levantados nesta discussão toda.
1) Quem mora no Brasil e quer usar o 3G sem problemas deve comprar aparelhos quadband gsm 850/900/1800/1900 e dualband umts/hsdpa 850/2100.
2) Quem já tem uma aparelho 3G umts/hsdpa em 2100 vai ter que esperar o leilão da anatel e a implantação das redes ou trocar de aparelho
3) A rede em 850 não é pior que a rede 2100, inclusive é até melhor pois tem maior alcance (cobertura) por operar em uma frequencia mais baixa… nas rede 3G 850 voce pode navegar na internet no elevador… 🙂
4) A velocidade de dados nas redes celulares nunca vai ser garantida, existem tantos fatores que influenciam na performance que uma tese de mestrado não explicaria tudo
…
Felipe,
O K850i e Z750i são 2100. Não confie nas informações do Ebay.
Amigo, saberia me dizer quando esse serviço chega em Goiás? Estou tão perto de Brasília… hehehe
Eu moro em Anápolis, 60KM de Goiânia, e esse serviço me ajudaria bastante minha vida. Quando estiver disponível, o Modem vai ser de graça pra quem contratar o plano?
Abraços!
Isso de duas freqüências 3G aqui no Brasil mostra como a Anatel está muito desorganizada! Existem muito poucos aparelhos Tri-Band 3G/HSDPA. No caso do N95, ou ele é 3G 850/1900, ou 2100 Mhz. O N95-1 (europeu e o resto do mundo) é WCDMA2100 (HSDPA), e a versão americana N95-3 é HSDPA 850/1900 MHz.
olhem na wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Nokia_N95
e nos sites da Nokia US http://www.nokiausa.com/A4546020 e Nokia UK http://www.nokia.co.uk/A4344017 as diferenças são óbvias. Duvido muito que a Nokia vá lançar uma versão exclusiva para o Brasil que suporte as duas freqüências.
A questão é… como vai ser a cobertura de cada freqüência? E qual melhor o N95, o americano com mais bateria e sem suporte ao 3G brasileiro oficial (2100Mhz)?
O site http://www.tresg.com.br informa que o NOKIA N95 é compatível com os serviços 3G da CLARO. Imprimi e também guardei em PDF. Estou ajuizando uma ação no Juizado Especial Civel por propaganda enganosa. Sugiro que seja feito o mesmo por todos aqueles que compraram um N95 da Claro.
Em tempo: Rodrigo, parabéns pelo blog !!!
Abraços…
Pessoal. essa é a configuração que tirei dos N95 que estão sendo vendidos pela Fnac, Submarino e Lojas Americanas:
– (WCDMA HSDPA 2100 ou Dualband 850/1900, WLAN 802.11 g/b),
– Freqüência em MHz : 850/900/1800/1900
Parece que esses estão aptos a funcionar nas duas redes, ou estou enganado?
No site da claro. o N95 aparece como esgotado. Acontece que ao visualizar as características do aparelho que a Claro menciona, não aparece a capacidade HSDPA.
Será que tiraram a informação de propósito, para dizer depois que não o vendiam com capacidade 3g?
A discussão é bem grande, mas em 3g ambos funcionam.
A questão é quanto a 3g da Claro, que utiliza faixa de frequanci HSDPA de 850 Mhz.
Para alguns os dois irão funcionar.
Para outros o N95 (clássico – N95-1) não irá funcionar, pq só está habilitado para a frequncia de 2.100 Mhz.
No site da Nkia há uma explicação que deixa uma pulga atrás da orelha, leiam:
13.11.2007
†Nokia apresenta seus aparelhos para rede WCDMA da Claro
…
Nokia N95 – modelo Nokia Nseries:
…
Para operar na rede de terceira geração da Claro – WCDMA 850Mhz -, o Nokia N95 sairá em uma versão diferente da comercializada até agora, compatível apenas com redes de 2100Mhz. Além da freqüência, há pequenas diferenças de cor (versões preta e marrom) na parte traseira e lateral do telefone e de detalhes externos da câmera. A bateria também foi aperfeiçoada e alcança um tempo de duração maior.â€
http://www.nokia.com.br/A4523023?newsid=-9674
Oi
Hoje fui na Claro pra comprar o Nokia 6120. Não pude levar pq já tinham acabado todos. Incrível como estão saindo.
Eu tinha feito o plano banda larga da Claro, comprando o modem USB. Testei bastante e devo dizer que a conexão é muito boa e estável.
Adorei mesmo. Agora estou esperando pra pegar o aparelho Nokia. Pretendo usar o chip do modem no aparelho, pra poder usar a banda larga nele.
Pelo que descobri na Claro, é possível usar o chip do modem e utilizar normalmente, mas me alertaram para não fazer nenhuma ligação usando o chip do modem pq eu pagaria 80 centavos o minuto.
Tive que fazer upgrade do meu plano pra ajustar a tecnologia 3g no chip antigo. Com isso posso usar o aparelho 3g com meu número normal.
Vai ser meio confuso no começo, mas essa era uma fixação minha, mesmo antes deles terem inventado isso.
Por último, deixa eu repassar umas informações.
A Claro criou dois tipos de planos. O primeiro é o Banda Larga com velocidades de 500 e 1gb, e limite de banda de 5gb pro de 500 e ilimitado pro de 1gb.
Vc pode fazer um dos dois planos comprando um modem usb ou uma placa pcmcia.
Se vc ultrapassar o limite da banda (de 5gb) nada acontece. Supostamente sua velocidade vai cair.
Esses dois tipos de acesso são para computadores e notebooks. No caso do modem usb, existe um chip que pode ser usado no aparelho celular.
Agora, os planos 3g, que são os planos de internet e banda larga pra celular, têm preços bem diferenciados e tb limites de banda mil vezes menores.
O pacote básico é de 10mb por mês. Foi esse que eu peguei. Custa 19,90 por mês. Não vale a pena navegar usando o aparelho com essa banda pq eles cobram 2 reais por mega excedente.
Bom, é isso. Desculpe o comentário enorme, mas como eu demorei mil horas pra descobrir isso tudo achei que deveria passar adiante o que descobri.
Claudia
Gente, comprei o moden USB no sábado (estou em SP) e até agora não consegui velocidade acima de 30/40 kbps!!!! é uma porcaria, pior que linha discada!! Propaganda engonosa só podia ser Claro!!!
oiiii eu tenho um sansung P-910 ele è 3G 900/1800/1900 esta desbloqueado .. mas nao fuciona no brasil …. nao sei porque …
sera que vc me da alguma informaçao fiko grato ,..
abraçao esse Blog è massa nota 10…
parabens….
Galera, o V3x 3G
Alguem sabe que frequencia ele utiliza 3G ? No site da motorola so esta assim Network UMTS / GSM 900 / GSM 1800 / GSM 1900
Ele vai funcionar como 3G em alguma operadora do brasil ou só 2,5 mesmo ?
Bom pessoal…
A CLARO trocou o meu N95-1 por um N95-3.
O que eu fiz para conseguir isso?
Bom… eu comprei o N95-1 dia 13/10/2007 na loja da CLARO do Shopping CNB de Brasilia. Escolhi o N95, devido à camera de 5Mpixel, GPS e video-chamada.
Quando a claro lancou o serviço 3G eu fui à loja da claro para comprar o CHIP 3G e fui informado que o N95-1 não funciona na rede 3G daquela operadora.
Liguei para a CLARO para solictar a troca, mas a CLARO disse que o N95-1 foi vendido quando o foco não era a rede 3G.
O meu argumento foi:
1) – O N95 é um aparelho muito caro para ser usado apenas como GSM.
2) – Eu não comprei o N95 na loja de outra operadora! Comprei na loja da claro, então a CLARO deve ter cuidado em vender os produtos compatíveis com os serviços que estão sendo testados (ou para serem homolgados)!
3) – Para a CLARO lançar a rede 3G ela teve de testar o serviço (na freq. 850Mhz) exaustivamente… Então houve falta de planejamento na aquisição do lote de telefones para HDSPA (3G) em 850Mhz.
4) – A CLARO deve garantir que o N95-1 funcionará em sua rede 3G em até 4 meses. Esse ponto é importante, por que ela pode NÃO adquirir a concessão para 2100Mhz,e trabalhar somente com 850mhz ou 1900Mhz.
Com esses argumentos abri 3 chamados na CLARO (com 3 dias de espaço entre cada chamado) e anotei o numero dos chamados para comprovar que fiz contato para resolver o problema, pois algumas empresas tentam demonstrar que você nem ao menos ligou para tratar do problema (anote o chamado e nome da atendente).
5 dias depois eu abri uma ocorrencia na ANATEL informando todos os pontos. A CLARO respondeu em 4 dias que não iria trocar…
Abri outra ocorrencia na ANATEL sobre o mesmo problema.
(15 Dias depois…) Ontem pela manha recebi uma ligação da CLARO sobre a troca do N95-1 para o N95-3 sem custos… etc.
Troquei!
Abraços a todos
Olá Rodrigo, preciso que tire uma dúvida minha, meu telefone LG MU500, praticamente não segura carga, quase que diariamente preciso carregá-lo e quero saber o pq está acontecendo isso, sendo que vi em vários sites que a bateria foi feita para uma maior durabilidade?
Aguardo resposta e muito obrigada!
(meriane.consig@gmail.com)
Oi! Cara, me diz uma coisa: voce sabe qual sera a frequencia utilizada para o 3G no Brasil? Tenho um N95-2 (8Gb – UMTS 2100), e to em duvida porque vi que pode ser tanto em 1900 ou 2100, quais delas irao oferecer o serviço em 2100 para que meu aparelho funcione? Abraços!!!
> Vinicius on 20 November, 2007
> 2) Quem já tem uma aparelho 3G umts/hsdpa em 2100 vai ter que esperar o leilão da anatel e a implantação das redes ou trocar de aparelho
Como ficou o leilão? Já aconteceu né?
Outra coisa, a quanto +- está sendo vendido um modem UMTS 2100 no Brasil? (sem plano/contrato)
Eu estou na Alemanha e não sei se levo o meu pro Brasil ou vendo aqui.
Galera, depois de ler estes depoimentos acima e principalmente do Anderson Sacran, tive a mesma atitude de ligar para a claro e solicitar que meu bom N95-1 tivesse acesso ao 3G oferecido…
nota: consegui abrir essa solicitacao interna depois de 3 tentativas, pq os 2 outros atendentes falaram falaram e nao abriram … mas na terceira ligacao seguida (atendentes diferentes, graças a Deus! ) e alegando propaganda enganosa e má fé da Claro, foi aberto..
abriram um solicitacao interna para analise e 48 horas depois acabo de receber uma ligacao solicitando que compareça a uma loja claro para efetuar a troca…
a mulher que libera a troca me ligou e questionei o novo aparelho pq sei que a Claro adquiriu a banda de 2100, mas a mesma alegou que a Claro está disponibilizado um aparelho que funcionara desde 850 a 2100 …
bem, sabado descubro se esse n95-3 eh bom mesmo !
Abraços
Anderson
Meus parabéns!
A rede 3G é muito legal… E o N95-3 é muito mais rapido que o N95-1, além de vir com mais acessórios como carregador veicular e fone bluetooth, por isso a caixa dele é maior 🙂
Recomendo a troca!
Pelo que percebi, você se desgastou muito menos que eu. 😀
Eu temo que a claro não implemente a rede 3G na frequencia do N95-1, por isso ele estão aceitando trocar o aparelho. Caso contrário eles pediriam para os usuários aguardarem até março/2008.
comprei um nokia E61i, ele trabalha com a 3G da claro ?
Rodrigo estou com um problema em meu K850i. Acontece que esse aparelho veio do Reino Unido, inclusive tenho nota de compra. Ele funciona perfeitamente, mas quando tento me conectar na internet não consigo, ou melhor consegui 3 vezes mas perde a configuração. Tentei com usando tanto a Claro como a Tim. Liguei para a Claro e eles me peergutaram se era nacional ou não, repondi que era importado, ai eles me orientaram a ligar para a Sonyericsson, para meu espanto na Sonyericsson me deram como resposta que não dão suporte para aparelhos extrangeiros. Será que tem como mudar o setup sei la para BR?
afjr
A rede 3G da claro tem a tecnologia UMTS/HSDPA e tem sua frequencia de 850mhz, 1900mhz, 2100…
Post muito esclarecedor…
Vejo que muitas pessoas ainda nao compreendem a tecnologia 3G e muitas vezes compram um celular 3G e so depois ficam sabendo que UMTS/HSDPA 2100 ainda nao pega na maioria do país.O pior é que muitos celulares sao UMTS/HSDPA 2100 e o cliente nao sabe disso, pois a propaganda da loja diz que é 3G e blablabla…Muita propaganda que engana o cliente esta sendo feita.
Tenho um n95 “europeu” e aguardo ansioso o lancamento da franquencia 2100.Aqui ja chegou na frenquencia 850…AGora e so esperar
Gostaria de ser informada se o aparelho 3g pode dar problema de taquicardia, por causa da frequencia. Porque o aparelho fica muito perto do corpo.
obrigada