Redescobrindo o RSS

Há muito tempo, quando utilizava pocketpc, cheguei a assinar alguns feeds para poder ler off line nas horas vagas, mas depois que vendi o pocket perdi este hábito.

Segundo a definição da Wikipedia, RSS é um sub-conjunto de “dialectos” XML que servem para agregar conteúdo ou “Web syndication” podendo ser acessado por programas/sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.Na prática, a tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscrever em sites que fornecem “feeds” (fontes) RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado “RSS feed”, “webfeed”, “Atom” ou ainda canal RSS.A principio e até hoje em alguns sites o ícone adotado para o formato RSS um pequeno retângulo laranja com o RSS escrito em branco, juntamente do indicativo de XML. Mas o ícone mais famoso que representa o RSS foi adotado numa parceria entre a Mozilla Foundation (criadora do Firefox, que já usava o ícone) com a Microsoft para a mais recente versão de seu navegador, o Internet Explorer 7 pode ser visto em laranja no lado direito do blog. Posteriormente o Flock, navegador baseado no Firefox ainda em desenvolvimento, também adotou o ícone. Ajudando a promover o RSS para os usuários o site Feed Icons distribui gratuitamente o ícone em diversos formatos pra inserção de websites.

Agora por que eu fui desenterrar algo tão comum para tantas pessoas há tanto tempo?Como estou sem internet por conta do problema com a VIVO, mas gostaria de visitar dezenas de sites que vejo diariamente, com a internet em linha discada a melhor opção é o RSS. Com o Internet Explorer 7 e o Outlook posso ver meus feeds tanto no navegador quanto no Outlook, como e-mails!! Muito bom e economiza um tempão de navegação na net!!! Quando surge um tempo, posso ler meus feeds mesmo off line, e as matérias que mais interessantes podem ser lidas na íntegra depois, diretamente no site, mas ai on line!Hoje existem agregadores de feeds até para celulares, assim posso ler o resumo de meus sites preferidos em qualquer lugar!

Acho que vou começar a usar os feeds regularmente!!! Gostei da brincadeira!!

2 Comments

  1. Renato 15/02/2007
  2. rodrigostoledo 15/02/2007

Leave a Reply