Apenas 65% dos usuários de smartphones no Brasil fazem downloads de apps

Mesmo com aparelhos cada dia mais simples e o grande acesso a conexões com a internet, o Índice Qualcomm da Sociedade da Inovação (QuISI), encomendado pela fornecedora de chipsets à Convergencia Research e divulgado nesta semana mostrou dados interessantes de junho de 2013, sendo que o QuISI estima que o Brasil tinha 47,8 milhões de smartphones, o que representava uma penetração de 24% sobre a população total do País. Entre os usuários de smartphones, 78% usam mensagens instantâneas; 64%, multimídia online; 25% jogam online em seus handsets; 25% usam serviços bancários móveis e 11% compraram algo nos últimos três meses usando o celular.

Entretanto um dado que chamou a atenção foi que apenas 65% desses usuários fazem downloads de aplicativos e que 76% dos apps baixados são internacionais e apenas 15% têm conteúdo local, além dos 9% não souberam identificar a origem dos aplicativos que baixa. Vale lembrar que entre os apps locais baixados a maioria são de bancos e de entretenimento como cinema, teatro, esporte e livros. Outro ponto que está dentro do esperado é o fato dos brasileiro demonstrarem preferência pelos apps gratuitos, sendo que apenas 7% são aplicativos pagos com um preço na faixa dos R$ 3.

Na lista dos apps mais baixados no Brasil estão os games com (19%), mensagens instantâneas (17%), vídeo, fotografia e televisão (12%) e os três aplicativos mais mencionados são de redes sociais e mensagens instantâneas são o Whatsapp (30%), Facebook (22%) e o Instagram (11%).

Acho que está tudo dentro do esperado, mas podemos ver que existe um grande mercado praticamente inexplorado no mercado Brasileiro e que merece uma atenção especial, seja nos apps, games ou mensagens. Se os desenvolvedores brasileiros investissem um pouco mais as coisas poderiam começar a melhorar! Quem sabe no futuro as coisas não mudam? Vamos esperar para ver!

Via Mobile Time.

Leave a Reply