Novo vírus para Android ataca custom ROMs

Nos últimos meses a vida não parece mais tão fácil para os usuários de celulares com o sistema operacional Android, com malwares e vírus surgindo até mesmo dentro da própria Android Market, e desta vez foi a empresa de segurança digital Lookout Mobile Security que identificou uma nova espécie de malware

Um programa malicioso com o nome jSMSHider ataca os usuários que utilizam Custom ROMs em seus aparelhos, se aproveitando de uma vulnerabilidade encontradas nestas ROMs alternativas para conseguir tomar conta do sistema, sendo que o malware conta com as seguintes características:

  • A habilidade para ler, enviar e processar mensagens SMS
  • Instalar aplicativos sem o consentimento do usuário
  • Se comunicar com um servidor remoto utilizando encriptação DES e base64
  • Download de uma aplicação por meio de uma URL e instalação silenciosa ou atualização do arquivo APK
  • Abrir silenciosamente uma URL em plano de fundo

Segundo relatos iniciais este vírus encontra-se somente em lojas de aplicativos chinesas alternativas a Android Market, mas de qualquer forma, todo cuidado é pouco na hora de fazer o download de aplicativos e games desconhecidos!

Via Vida Móvel Blog.

 

Android, Aplicativos, Celulares, Segurança, Smartphones, Software

5 responses to Novo vírus para Android ataca custom ROMs


  1. Chico

    Pera aí?!?!?! Quer dizer que ele só ataca CUSTOM ROM???

    ONDE ESTÁ ISSO NO TEXTO???????????????????????????

  2. Fernando Godoy

    Continuo dizendo, vírus estão sempre presentes no mundo digital… Usem antivirus e saibam o que estão fazendo.

  3. Marcio Teixeira

    Continuo achando que ter que usar anti-virus é um grande retrocesso para os celulares. Estou cansado de me pedirem ajuda para tirar virus de PC. A primeira pergunta que faço é e o anti-virus. E maioria me responde eu uso to “tal” e estava atualizado.

  4. Steve

    O Android realmente vai ser o Windows dos mobiles, vai ter a maior fatia de mercado, o maior numero de usuarios que não paga por aplicativos e com virus de bonus. Eu disse maioria, não disse todos.

  5. Theminers

    Eu já não sentia firmeza em acessar dados bancários no Android antes, agora então…
    A única vantagem de usar uma custom rom no meu caso (milestone) foi a capacidade de instalar app no cartão SD, de resto, app da cam q já era ruim ficou pior, o tel ficou instável e depois da última atualização a bateria não dura um dia.
    Não acredito q valeu a pena instalar esta rom mas tb esperar um ano pelo Froyo oficial no Milestone foi um derespeito da Motorola com seus clientes.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>