Será que vale a pena comprar revistas digitais para tablets?

Meus hábitos de leitura mudaram há muito tempo com a ajuda da internet, quando passei a selecionar o conteúdo que gostaria de ler por meio da assinatura de feeds rss dos meus blogs e sites de notícias favoritos. Não consigo mais esperar por uma publicação mensal ou semanal para ficar bem informado, mas por outro lado também evito o jornal de papel há anos.

Com a chegada do iPad comecei a comprar a revista Wired, vendida por um preço cerca de 3 vezes mais baixo do que nas bancas e livrarias, sendo que na minha opinião sua aquisição vale muito a pena, tanto pelo excelente conteúdo quanto pelo baixo custo.

No Brasil as coisas são um pouco diferentes, pois apesar do fato de que a qualidade dos aplicativos das grandes revistas está cada dia melhor, os preços ainda são muito altos, e na maior parte do tempo praticamente iguais aos das revistas compradas nas bancas, o que é um pouco difícil de entender.

De um lado temos os custos para a criação da versão digital da revista, mas por outro existe uma grande economia de papel, logística e o pagamento dos intermediários (bancas e livrarias), deste modo entendo que deveria existir uma redução do valor de venda destas publicações.

Com o alto preço das revistas as pessoas acabam procurando por outras opções gratuitas, ou até mesmo retornam para a versão de papel, o que é realmente uma pena.

Após fazer o download de praticamente todas as revistas e jornais disponíveis para o iPad acabei ficando somente com a Wired, Autoesporte, Marvel, DC Comics, Época Negócios, Macmais, Fast Company, Intelligent Life e Brasil 247. A relação custo x benefício é ruim, e no final das contas é melhor perder um pouco de tempo em busca bons endereços para a assinatura de feeds rss do que gastar muito dinheiro para versões digitais das revistas, que em alguns casos são até mais baratas nas versões de papel.

Com preços menores eu compraria algumas revistas sem nenhum problema, mas com os valores atualmente praticados as coisas ficam um pouco difíceis, e com o tempo acredito que este modelo de negócio não conseguirá atrair mais novos leitores e assinantes. E você, tem o hábito de comprar alguma revista para ler no iPad ou no tablet com o sistema operacional Android? Deixe sua opinião nos comentários!

9 Comments

  1. Alessandro 07/04/2011
  2. washington 07/04/2011
  3. Marleixo 07/04/2011
  4. rocha 07/04/2011
  5. Diego Moura 07/04/2011
  6. edw 07/04/2011
  7. João 22/05/2011
  8. douglas luccena 18/08/2011
  9. RICARDO MACHADO 09/09/2011

Leave a Reply