Aplicativo para Android impede captura de dados inserindo informações falsas

Como o Android Market não anda muito confiável, sem contar nas inúmeras possibilidades de downloads de aplicativos disponíveis para os celulares com o sistema operacional Android, vale a pena tomar algumas providências para minimizar alguns riscos como a captura de dados. Se você não pretende ter seus dados capturados ou repassados vale a pena conhecer um aplicativo chamado Privacy Blocker.

O funcionamento do aplicativo é simples, para despistar esses capturadores de dados ao ser instalado, ele permite que o usuário do celular selecione um aplicativo instalado e então verifique os tipo de dados que estão sendo enviados, tais como número de telefone, nome, endereço de e-mail e outras coisas. Se o programa estiver enviando dados assim, o aplicativo então decompila por completo o software, encontra a parte do código-fonte onde ele faz a requisição dos dados, insere um dado aleatório e recompila o código inteiro.

O preço do aplicativo é de US$ 1,99, e existe também uma versão gratuita do programa na Android Market, mas esta somente tem a funcionalidade de encontrar os dados que estão sendo capturados. Acho que eu não perderia muito tempo caçando aplicativos e games no meu aparelho com este software, mas quem se preocupa com as informações enviadas para terceiros deve considerar a sua compra!

Com informações: BoingBoing, via Tecnoblog.

 

Leave a Reply