Blog Reader for iPad: o jeito certo de ler blogs?

O curioso mundo dos aplicativos e games para iPad, iPhone e iPod Touch apresenta sempre uma infinidade de clones e aplicativos com funções muito semelhantes que às vezes chega a desanimar, e infelizmente isto não é privilégio do IOS, pois os aplicativos para Android seguem a mesma linha, mas com a vantagem de contar com uma quantidade significativamente maior de opções gratuitas.

Hoje eu encontrei na App Store um aplicativo da Digerati, que tem a proposta de mudar a forma como as pessoas consomem o conteúdo dos seus sites e blogs favoritos. Deixando o tom pretensioso de lado, a ideia do aplicativo é permitir a organização do conteúdo para uma leitura mais simples. Até ai tudo parece bem, mas o funcionamento acaba deixando as coisas um pouco mais complicadas, tanto para quem produz o conteúdo quanto para quem consome, e acaba deixando as coisas simples muito mais complicadas.

Em princípio, o editor do blog precisa fazer um cadastro e instalar um plugin no blog (no meu caso que uso o WordPress), conforme indicado no site, e do lado do usuário, após a instalação do aplicativo é necessário fazer uma configuração onde é necessário escolher os blogs um a um, clicando em um pequeno botão para escolher o conteúdo.

Segundo o desenvolvedor, “Isto é só o Começo. Blog Reader é uma iniciativa modesta, mas ambiciosa. Queremos com ele montar o que chamamos de Revista Social. Uma maneira fácil e democrática para criação de revistas digitais sobre qualquer assunto, para qualquer plataforma, com possibilidades de monetização maior que um simples site perdido na blogosfera.”

A ideia é interessante, mas eu não vou colocar um plugin no blog somente para que ele funcione neste aplicativo, e acho muito mais simples colocar o meu login e senha do Gmal em qualquer reader existente no mercado para ler de forma imediata o meu conteúdo preferido, do que instalar um aplicativo que vai me deixar limitado somente a uma pequena lista de sites e blogs que precisam ser incluídos de forma manual.

De qualquer forma, é interessante ver como a cada dia a internet fica mais limitada e exclusiva, presa em alguns produtos, serviços e conceitos gratuitos ou pagos que deixam o leitor refém de um determinado conteúdo. Gosto muito do meu iPad, bem como do Galaxy Tab, mas ainda prefiro a simplicidade do Google Reader com todas as minhas escolhas e a leitura em qualquer navegador de computador, tablet ou celular!!

De qualquer forma, quem quiser testar é só visitar este link. O visual é bonito e bem feito, mas a opção de utilização do Google Reader deixaria o aplicativo muito mais democrático e interessante! Quem sabe em uma próxima versão?

6 Comments

  1. Tiago Albuquerque 03/02/2011
  2. Mobile Gamer BR 03/02/2011
  3. Alessandro 03/02/2011
  4. Renato 20/02/2011
  5. Antonio Ferro 03/03/2011
  6. Ludimila Rebelo 30/06/2011

Leave a Reply